Quem sou

 

Foto Guga

 

Meu Lattes: http://lattes.cnpq.br/6213312957322321

Minha página no academia.edu: https://unig.academia.edu/GustavoBertoche

Anúncios

98 respostas para Quem sou

  1. Harmony disse:

    oi professor…não sei se você lembra de mim, mas eu fui sua aluna do projeto Fiolosofia no Intellectus no sábado…
    desculpe pela demora da resposta q vc hvia pedido depois da UFRJ..mas eu acho q fui bem….
    A prova estava fácil..você deu toda a matéria…explicou mto bem o conteúdo….eu detestava Filosofia antes de assistir as suas aulas…
    brigada Gustavo!!!!

  2. Oi Harmony! Fico contente que você tenha descoberto a filosofia e espero que você tenha feito ótimas provas de vestibular! Um abraço!

  3. Patrícia Gomes disse:

    Muitíssimo interessante o seu blog e a sua iniciativa!!! Com certeza voltarei sempre…
    Abraços!!

    Patrícia

  4. Patrícia, obrigado pela sua visita! Seja sempre muito bem-vinda! Um abraço!

  5. Leandro Carlos disse:

    Professor Gustavo, fui seu aluno no intellectus freguesia, acho q vc vai lembra de mim pelos cursos que estou tentando e cheguei a comentar com vc, tinha te falado que ia tentar Música na UFRJ e Ciências Sociais na UFF e na UERJ. Lembro?espero

    Bom professor, queria saber se vc pode me orientar na indicação de livros, didáticos ou não( além de filosofia, pode indicar outros também ligado a área de humanas) que me ensinem legal. Achei fascinante a filosofia e gostaria de conhece-la mais.

    ahhh, eu estou relendo “O mundo de Sofia, como eu tinha lido com pressa a um tempo atrais, muita coisa passou desapercebido, e como sou um leigo no assunto, não sei se o livro é muito bom para começar, qual a sua opinião?

    Falo Gustavo, Abraço e um bom ano de 2008 pra vc!

  6. Leandro, como vai? Espero que você tenha feito ótimas provas!
    Você está relendo “O Mundo de Sofia”? Acho que você deve estar entendendo um pouco melhor o livro hoje em dia, não é mesmo? 🙂
    É um bom livro para começar a ler filosofia sim, pois você vai conhecendo, mesmo que superficialmente, um pouco da história da filosofia.
    Depois que você terminá-lo, um livro que eu recomendo é “Aprendendo a filosofar em 25 lições”, do Nicholas Fearn, editora Jorge Zahar. Não é um livro grande, mas é bem interessante: explica de uma forma leve e divertida os principais problemas trabalhados pelos filósofos mais importantes. Depois, se você quiser alguma orientação mais específica, é só entrar em contato!
    Um grande abraço, Leandro!

  7. Leandro Carlos disse:

    Fiz ótimas provas!…devo estudar na uff, pois fiquei com uma boa colocação!
    Com certeza entendi mais lendo o “mundo de Sofia” hj do q um tempo atras, prestei atenção e compriendi muita coisa(com pequenas dúvidas em alguns assuntos) ao contexto filosófico e não no romance em si como tinha prestado da 1º vez!
    Vou comprar esse livro q vc me recomendou, assim q acabar de ler pesso outra orientação, queria saber se tem algum bom sobre Política!
    Eu peguei um didático com um amigo de Filosofia chamado “Para Filosofar”, conhece?
    Também peguei “A República: Platão”, vc acha que é um livro para quem já esta mais avançado?

    falo, abraço!

  8. Parabéns pelas provas! Há muitos livros bons sobre filosofia política, mas para sugerir algum é necessário saber mais especificamente qual é o seu interesse na política. “A República” é um livro de filosofia escrito há mais de dois mil anos, mas não é difícil, pois tem a forma de um diálogo. Leia o livro sim, e qualquer dúvida fique à vontade para perguntar, ok?
    Um abraço!

  9. Leandro Carlos disse:

    Fala ai porfessor, po vim te comunicar q passei nas duas faculdades(música na UFRJ e Ciências Sociais na UFF) e vou tentar cursa as duas juntas até onde der pra levar!

    Po meus interreses em filosofia política são muitas, tipo sobre formas de governo, sobre como foi surgiram essas formas e etc.

    Comecei a ler Aprendendo a filosofar em 25 lições e fiquei com algumas dúvidas sobre o 2ºtema(protágoras e os porcos) sobre o “relativismo”. Sobre se o conceito de certo ou errado não caberia determinada sociedade,cultura…
    Taria certo eu afirmar que Hitler dentro de sua visão de mundo estaria certo em pregar o racismo e na minha visão de mundo estaria errado?
    Pensar sendo um “relativista” seria equívoco?

    Desculpa pela tamanhas perguntas!…

    um abraço e uma ótimo carnaval para o senhor!

  10. Parabéns, calouro! Você me perguntou numa mensagem acima sobre o “Para Filosofar”. É um livro didático com altos e baixos. Alguns capítulos são bons, outros ruins. O capítulo 11, sobre a arte, é excelente. Já os capítulos sobre ética, sociedade, trabalho e ideologia (caps. 3, 6, 7, 8 e 9) são terríveis. De modo geral, eu não recomendo o livro. Sobre o 2o tema do “Aprendendo a Filosofar”: nesse capítulo, Nicholas Fearn expõe uma introdução ao relativismo, explicando por que motivo ser um relativista implica ter que aceitar posições que a maioria das pessoas não estaria disposta a aceitar – como a afirmação que você faz, por exemplo, de que Hitler está certo e errado ao mesmo tempo. Uma abordagem bem introdutória ao tema do relativismo é dada no meu texto “Tudo é relativo. Tudo é relativo?”, na seção de “Crônicas” do meu blog literário “noturno” (o link está lá em cima nesta mesma página). Abração!

  11. Carla disse:

    Não fui sua aluna, estava apenas pesquisando na internet qd vi seu blog, muito bom! Sou formada em Filosofia, mas nenhuma escola ainda adotou-me, estou na busca!! rs
    Um abraço,

    Carla

  12. maria beatriz disse:

    oi professor! sou sua aluna do intellectus freguesia, seu blog é mto maneiro, gostei bastante hehehehe
    bom fim de ano pra voce, bjoo

  13. Joneco disse:

    Grande Professor,maior pessoa filosófica de todos os tempos !!!!!!

  14. rebeca moraes disse:

    vou fazer vestibular pra DIREITO e preciso comprar livros de filosofia mas ñ sei quais me ajude.

  15. Lia Cristine disse:

    Professor muito bom o seu blog” Espero que você continue escrevendo hoje é dia de fazer sua prova por isso eu estou dando uma olhada ..rsrsrs
    beijos =)

  16. Jeanne disse:

    Ola. Gostei bastante do seu blog. Estava à procura de exercícios sofistas para o meu teste, em que tenho de argumentar contra ou a favor do facto dos poemas homéricos terem sido da autoria de Homero, por isso descobri o seu blog e como sou apaixonada por Filosofia, consultá-lo-ei mais vezes. Parabéns!

  17. Renata Muniz disse:

    Professor, preciso da sua ajuda, onde posso encontrar um curso de filosofia para alunos do ensino médio ?
    O senhor me deu aula ano passado, no Intellectus da Freguesia, agora tenho aulas com o André, porém estão surgindo questões que estão me deixando confusa, queria buscar um meio de aliviar minha cabeça, minha mãe já está preocupada com os argumentos que eu tenho levantado com relação a vida, e eu queria ter a oportunidade de discutir isso com pessoas mais especializadas.

    Espero resposta Bertoche 🙂

  18. Entrei em contato por e-mail com você, Renata! Abraço!

  19. Rosa disse:

    Olha professor, tudo bem?o sr. não me conhece, mais seu blog me despertou muito o interesse. Sou primeiro anista do curso de filosofia na unesp de Marilia, sou uma apaixonada por filosofia e gostaria muito de trocar experiencia com uma pessoa que já atua nessa area a mais tempo. Sempre foi meu sonho lecionar esse curso.Gostaria de saber mais sobre seu trabalho e de suas experiencias. Desde já grata.

  20. Silvana disse:

    Professor gostei muito do seu blog, do retorno que vc dá aos seus alunos, que me parece gostam muito de você. Gostaria de ter sido uma aluna sua também, pois não tenho boas recordações do meu professor de Filosofia, já vim me interessar realmente depois de formada. Em fim, Sou Psicóloga, e me interesso muito por Filosofia, mas ainda estou engatinhando, peguei algumas dicas aqui com vc. Parabéns. Pretendo voltar outras vezes.
    Um Abraço,
    Silvana

  21. Rosa, parabéns pelo curso! Tenho certeza de que você não se arrependerá. Deixei duas postagens com alguma coisa sobre o modo como eu trabalho. Um abraço!

  22. Silvana, obrigado pela visita! Qualquer coisa, é só entrar em contato. Um abraço!

  23. Tóin disse:

    Rapaz, parabéns pelas suas atividades e sua atitude a respeito da educação, ainda mais da filosófica! Acabo de ouvir uma de suas aulas, sobre Hume e Descartes, e apreciei suas espontaneidade e vontade. Ah, se todos os professores fossem assim…

  24. Obrigado, Tróin. Há muitos e muitos professores por aí que também são apaixonados pelo que fazem. Um abraço!

  25. filosofianocel disse:

    Caro Prof. Bertoche,

    Criei um blog para os meus alunos do colégio CEL. Achei muito interessante o seu blog, por isso peço-lhe lincença para colocar um link para sua página no nosso blog.

    Parabéns pelo seu trabalho!

    Abraços,

    Marcela Tavares

  26. Prezada prof. Marcela, parabéns pela iniciativa de fazer também um blog para seus alunos. É claro que você tem toda a liberdade de colocar um link para cá. Um abraço!

  27. Luís Antônio disse:

    Oi Gustavo. Sou professor de Filosofia no Ensino Médio e gostei muito do seu blog. Como em 2010, todas as séries do Ensino Médio terão Filosofia, pensei em fazer um blog e, para minha grata surpresa, deparei-me com a qualidade do seu. Sendo, provavelmente, melhor em Filosofia do que em informática, solicito indicação de um site que me de acesso a uma boa configuração de blog. Grato, parabéns e um abraço. Luís.

  28. Olá Luís Antônio, eu recomendo o http://www.wordpress.com e o http://www.blogger.com . Os dois são bons. Uso o wordpress só porque é mais bonito. Qualquer coisa, é só entrar em contato! Um abraço!

  29. Luís Antônio disse:

    Oi Gustavo, grato pela indicação e pela rapidez da resposta. Um abraço!

  30. Ette disse:

    Professor gostei muito do seu blog, sou prof. do Ensino Médio da rede pública, tenho duvidas com relação a conteúdos do 1º, 2º e 3º ano já que não temos um livro adotado.
    Bom professor,gostaria de saber se pode me orientar na indicação de livros didáticos?
    Um abraço!

  31. Matheus Cassano disse:

    Caro prodessor Gustavo

    Sou aluno do colégio Palas (9 ANO) e o senhor será o meu professor de atualidades este ano, espero que sejamos grandes amigos

    Abraços

  32. Luana disse:

    OLÁ PROFESSOR, DESDE JÁ PARABÉNS PELO SEU LINDO TRABALHO!
    PESQUIZANDO SOBRE FILOSOFIA ENCONTREI SEU SITE E GOSTARIA DE COMUNICAR-ME COM VOCÊ!
    NÃO O CONHEÇO, PORÉM PUDE PERCEBER COMO VOCÊ PREOCULPA-SE EM RESPONDER OS RECADOS.
    ESTOU ENTRANDO NA ÁREA EDUCACIONAL ESTE ANO, E LECIONO FILOSOFIA PARA 2º E 3º ANO.
    GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO QUE DEVO PROGRAMAR-ME PARA O ANO 2010. O COLÉGIO ESTADUAL ONDE LECIONO DEIXOU ISSO POR CONTA DO PROFESSOR E CONFESSO QUE ESTOU PERDIDA COM TANTOS CONTEÚDOS E TENDO QUE LEVAR EM CONTA QUE NO ANO PASSADO OS ALUNOS NÃO ESTUDARAM FILOSOFIA E ESTE ANO A GRADE DO ESTADO DO RIO MUDOU E OS ALUNOS IRÃO PRESTAR VESTIBULAR.
    COMECEI AS AULAS ANTES DO CARNAVAL E NA PRIMEIRA SEMANA DE AULA COMECEI PELA LINHA DO TEMPO EXPLICANDO DESDE TALES DE MILETO ATÉ A FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA COM KARL MARX, (BREVE EXPLICAÇÃO DA LINHA DO TEMPO COM OS ANOS E OS FILÓSOFOS) JÁ NA SEGUNDA SEMANA COMECEI A FALAR SOBRE O EXISTENCIALISMO ( TERMINO ESTA SEMANA) E AINDA NÃO SEI POR ONDE SEGUIR AO TERMINAR ESTE ASSUNTO. VOCÊ PODE ME AJUDAR?

    ESPERO SEU RETORNO!
    UM ABRAÇO, LUANA.

  33. Douglas disse:

    Olá, parebéns pelo belo site ! 🙂
    Você sabe me dizer se no vestibular 2011 na UFF e UFRJ as questões de filosofias vão se basear mais no conteúdo do que na parte que dê para interpretar … no caso como foi o de 2010, dava para fazer sem saber muito filosofia, só interpretar !
    Aguardo ..

  34. Georgia disse:

    Oi, Professor, tudo bem?

    Preciso muito da sua ajuda! Sou formada em Direito e vou tenatr o ingresso como portadora de diploma de graduação no curso de Filosofia da UFRJ.
    Eles fornecem como programa/assuntos, no edital, os livros “Textos Básicos de Filosofia”, Danilo Marcondes e “Os Filósofos: Clássicos da Filosofia”, os dois primeiros volumes.

    Você saberia restringir esse conteúdo para a prova de acesso, ou tem notícia de alguém que já passou pela seleção?

    Estou com medo, porque a nota para a aprovação é 5,0, mas para a classificação não é menor que 8,5. Não sei se sou capaz de dominar, a ponto de dissertar sobre todo esse conteúdo em pouco mais de um mês.

    Agradeço muito,

    abraços,

    Georgia

  35. Oi Georgia, parabéns pela sua escolha.
    O conteúdo é realmente muito extenso. O “Textos Básicos de Filosofia” é um bom livro, organizado pelo Danilo Marcondes, com trechos de textos fundamentais da filosofia.
    Já o “Os Filósofos” é um trabalho de fôlego. Tem textos fundamentais e comentários a respeito dos mais importantes filósofos da tradição. Os volumes I e II cobrem desde o inicio da filosofia, com os pré-socráticos, até a filosofia da primeira metade do século XX, com Popper.
    Honestamente, em um mês nem você nem ninguém domina esses conteúdos completamente.
    Um aluno de final de graduação poderia começar a pensar em dissertar sobre esses assuntos de modo apropriado, e mesmo um filósofo competente, embora seja capaz de explicar os temas, conceitos e argumentos básicos das principais filosofias da tradição, não será um especialista profundo em tudo.
    Então, em primeiro lugar, esqueça a idéia de dominar todo o conteúdo. Leia com atenção e tente compreender um ou dois elementos fundamentais de cada filosofia tratada nesses dois livros. Faça uma leitura comentada, use um caderno para fazer seus apontamentos, mas sem exageros!
    Não é necessário fazer uma resenha de cada capítulo, basta apontar: 1. a época e a circunstância do filósofo; 2. qual o problema que o filósofo aborda; 3. quais os conceitos centrais; 4. qual o argumento mais importante.
    Aos poucos, você deve perceber uma linha unificadora em toda a história da filosofia, e, a partir daí, espero que você possa fazer uma boa prova.

    Um abraço, e dê notícias!

  36. Daniel Pereira disse:

    Peof, estou no cursinho e preciso fazer uma redação sobre “o meio faz o homem, a relação entre o homem e a metrópole”.
    Peço a sua ajuda para fazer a redação, por favor se puder me ajudar, responda para o meu e mail
    obrigado.

  37. Daniel Pereira disse:

    esqueci de dizer, meu e mail é danielpereira1993@gmail.com

  38. Eliane disse:

    Olá professor, sou acadêmica do 1º ano do Curso de Filosofia da FAFIUV_PR, estava pesquisando sobre as meditações metafísicas de René Descartes quando encontrei seu site. Adorei suas aulas, acho que encontrou mais uma fã. Foi de muita valia para mim, pois trabalho muito e tenho dificuldades em acompanhar a todas as aulas. Meus horários não batem com os horários disponiveis dos meus professores, e muitas vezes acabo estudando sozinha. Sei que suas aulas, irão me ajudar muito.
    Obrigada e Parabéns!

  39. Eliane disse:

    Gostaria muito de me comunicar contigo

  40. nelita disse:

    oi professor preciso de sua ajuda em filosofia pois tenho q fazer usn exercicio e nao sei nada de filosofia se vc poder mim ajudar ficarei grata ai te envio no seu emeio os exercicios vc pode ai mim fala por email

  41. Eugênio disse:

    Boa noite, professor Gustavo Bertoche!
    Acabo de sair de uma comunidade do orkut, a OMED – O Mundo em Debate para vir postar aqui. Ocorre que os membros daquela comunidade resolveram se aprofundar no conhecimento recíproco e estão fazendo isso através de entrevistas. O atual entrevistado atende pelo nome de Pink Floyd e foi porque citou seu nome que encontrei o seu blog.
    Sou tutor à distância pela UaB em parceria com a UFF e a Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros, MG. Pleiteio uma vaga em mestrado na instituição e um dos requisitos é a publicação de 5 artigos nos últimos 3 anos. Daí, o estudo do orkut. Escolhi algo de que gosto que é comunicação e ensino à distância, mas estou indeciso quanto ao melhor método de procedimento para o caso estudado.

    Algo que me incomodou bastante foi o que o Pink Floyd disse: “Os debates mais inteligentes do orkut, eu os travei com o Gustavo Bertoche. Pena que ele tenha cometido orkuticídio precoce dizendo que a vida tava lá fora”. Ficaria feliz se pudesse tecer alguns comentários sobre o orkut. Desde já, obrigado!

  42. Eugênio disse:

    Grato se puder postar no meu e-mail!

  43. Oi Eugênio. Realmente estive ativo no Orkut por um breve período, mas logo percebi que os debates por site de relacionamento consumiam meu tempo e minhas energias mais do que eu gostaria, diminuindo minha capacidade de trabalho. Por isso, saí do Orkut. Recentemente, fiz novo perfil lá, onde minha única atividade (e, mesmo assim, realizada esporadicamente) é colocar fotos do meu filho, que nasceu há pouco tempo. Não mais participo ativamente de comunidade alguma no Orkut. Abraço!

  44. Eliane, obrigado pelas palavras gentis. Um abraço!

  45. Isaac disse:

    prezado professor. Sou medico psiquiatra e gostaria de ter acesso a alguma discussão de temas filosoficos em geral, talvez tambem voltados para religião e politica.
    abraços
    Isaac Joukhadar

  46. Olá, Isaac! Você tem a mesma profissão dos meus pais. Atualmente não participo de nenhum grupo de estudos in loco ou pela net. Mas você pode entrar em contato comigo por e-mail se tiver algo interessante para discutir. Um abraço!

  47. Jessyana Gomes disse:

    Olá professor gostei muito do seu blog, tenho 16 anos e gosto muito de ler, estou começando devagar com a filosofia pois quero entender e absorver tudo, estou mesmo fascinada, principalmente pelas obras de Camus.
    Gostaria de saber se o senhor poderia me dar dicas de como aprender mais, onde procurar… dicas de livros, etc.

    Obrigado.

  48. Leonardo Arruda disse:

    Fala Gustavo!

    que coincidência! Tava navegando por aqui e te encontrei! Não vai lembrar de mim de cara, mas trabalhamos no moreira, na época do alex. Lembro que você estava voltando para teresópolis para dar aula! Maneiro saber que estás no intel, pois tenho vários amigos por lá!

    Forte abraço

    Léo Arruda

  49. Jessyana, que bom que você está interessada em estudar mais filosofia. Comece lendo uma boa História da Filosofia. Peça uma recomendação ao vendedor de alguma boa livraria perto de você. A partir daí, e orientada pela História da Filosofia que você leu, procure os textos lá citados para ler por si mesma. E pode pedir ajuda aqui quando tiver uma grande dificuldade. Abraço!

  50. Opa Leo! Tudo bem contigo? Que bom que você esbarrou com o blog. Claro que lembro de você, que estava cuidando dos arquivos de fotos e tal do Moreira. Entra em contato! Abração!

  51. Sou professora de filosofia de uma escola Estadual da zona leste, sou ingressante, tenho muitas duvidas de como elaborar uma boa avaliação, alem de que conteudo passar nos primeiros, segundos e terceiros uma vez que as apostilas do governo não ajudam muito!!! sem querer esbarrei neste blog e o achei interessante, com certeza voltarei mais vezes por hora se vc puder me dar alguma dica ou conselho agradeço!!!
    Abraços…

  52. Oi Erlania. Em minhas aulas, eu abordo o desenvolvimento dos problemas filosóficos a partir da história da filosofia. No 1o ano, eu abordo os problemas tratados pelos filósofos da Antiguidade – desde os pré-socráticos até as escolas helenistas, até o século III. No 2o ano, eu abordo a filosofia medieval (bastante filosofia medieval, pois é uma lacuna que os alunos não podem preencher com as aulas de História, que são muito pobres a esse respeito) e a renascentista. No 3o ano, eu abordo a Reforma (incluindo John Wyclif, John Huss, Erasmo e Lutero), a Revolução Científica (começo com Copérnico, passo por Kepler, Galileu, Newton e termino com Kant) e as fontes da filosofia política moderna (começo com Maquiavel, passo por Hobbes, Montesquieu, Locke e Rousseau e termino com Tocqueville). Espero ter ajudado em alguma coisa. Se precisar, entre em contato por e-mail! Boas aulas!

  53. E para elaborar uma boa avaliação, sigo algumas regras. 1. Uso na prova textos dos próprios filósofos (um ou dois parágrafos por questão). 2. Faço enunciados com ordens claras (identifique, explique, aponte, justifique, apresente, etc). 3. As questões devem ter diferentes níveis de dificuldade. No nível mais fácil, as questões devem ser meramente interpretativas e a resposta deve estar no texto. No nível mais difícil, a resposta deve estar em parte no texto e em parte nas explicações dadas em aula, e o texto deve ser de interpretação um pouco mais difícil. 4. Uma prova bem feita não precisa ter dez questões. Pela minha experiência, cinco questões bem formuladas e com bons textos podem entreter um aluno mediano por uns 45-50 minutos. 6. Questões de múltipla escolha podem ser fáceis de corrigir, mas não são o ideal. Se for necessário usá-las, sempre faça com que o aluno precise ler e interpretar o texto para respondê-las. Novamente, boas aulas!

  54. Prazeres disse:

    Oi boa noite,foi e é muito gratificante ter conhecido seu blog! Sou professora da rede estadual.Como professora do ensino médio, estou tendo dificuldades para trabalhar com as turmas de 1º 2º 3º anos,devido ter só uma aula por semana e o espaço/tempo entre as aulas,passar muito rápido.Percebo,e sinto que as vezes ñ consigo atingir o que havia previsto filosoficamente.
    Percebo que, depois de quase 27 anos de profissão, em varias outras atividades da docência.Durante as aulas de filosofia, sinto e vejo o brilho do olhar atento dos alunos,para ouvir o que tenho a falar sobre a filosofia.Fico bastante emocionada e sensibilizada para este fenomeno que é novo nas salas de aula.Para tanto,procuro ensinar,estabelencendo a filosofia sob o olhar da realidade circunstancial dos conflitos e natureza da jovialidade dos mesmos. Sinto,com muita clareza que a filosofia no Ensino Médio vai ser a única condição possível de um virada pela melhoria da qualidade da educação brasileira.Portanto,estou confusa para lidar com apenas uma aula semanal e o tempo/espaço entre as aulas.Por isso,peço-lhes a gentileza de sinar algumas dicas no sentido de contribuir no como: trabalhar textos mais densos e curtos para sobre a filosofia,com respeito um abraço carinhoso!!!

  55. faveroal@gmail.com disse:

    Olá, Gustavo, também sou professor de Filosofia, em São Paulo, e curti muito seu blog. Adorei o texto sobre o “método desviante”… Parabéns pela inciativa! Pretendo revisitar sempre seu blog. Grande abraço! André

  56. Obrigado pela visita, André. Seja sempre bem-vindo. O texto sobre o “método desviante” não foi escrito por mim: é da professora Jeanne Marie Gagnebin. Um abraço!

  57. Josias Silva disse:

    Ola Gustavo! parabens pelo blog! Gostaria de saber se o livro” Convite à Filosofia” da Chauí é bom para começar na filosofia e o ‘Indroduçao a Historia da filosofia ” tambem. Na realidade eu estudo teologia e me interesso por filosofia. Ha possibilidade de aprender sozinho? Um abraco.

  58. Olá Josias, há possibilidade de estudar filosofia sozinho sim – basta ter disciplina intelectual. Sobre o livro da professora Marilena Chauí, tenho reservas: a filosofia é contada a partir da perspectiva da esquerda, e não de uma perspectiva neutra. Sobre o “Introdução à História da Filosofia”, qual o autor? Um abraço!

  59. vadelice disse:

    Professora de filosofia,adorei seu blog

  60. Caro Gustavo Bertoche, Li seu texto sobre Filosovia Clínica e fiquei muito interessado no assunto. Você é filósofo clínico? Gostaria de saber mais a respeito dessa prática e como você trabalha (onde, número de sessões, preço etc), se for o caso.
    Abs
    Elio

  61. Vadelice, obrigado pela visita! Abraço!

  62. Lorrayne Medeiros disse:

    Olá Professor, Primeiramente parabéns pelo blog, muito perfeito. Eu que antes era apaixonada por filosofia, agora essa paixão se tornou maior após suas explicações e os textos postados. Esse ano vou Tentar filosofia na UFF e pedagogia na UERJ; seu blog tem me ajudado muito. Gostaria de saber mais detalhadamente em que áreas posso trabalhar com a filosofia e o que é ser um filósofo clínico?

    Um grande abraço e uma boa noite!

  63. Anônimo disse:

    Ola!
    Gostei muito do seu blog, parabens! Curso filosofia e digo que seu blog sera muito util nos meus estudos. Abraco.

  64. Mari disse:

    olá Gustavo Bertoche, sou vestibulanda e um certo dia procurando na net materiais de filosofia encontrei o projeto-ufrj-2008-2009-8-aulas.pdf. Hoje estudo por ele até pq é um ótimo material, mt bem explicado e no entanto, não encontro o GABARITO dos exercícios do mesmo. já tentei te contactar pelo e-mail disponibilizado,porém, não obtive resposta… preciso muito desse gabarito!
    deixo o meu e-mail para contato: mary_santos2005@hotmail.com
    desde já agradeço!
    OBS.: está de parabéns,esse blog é ótimo!
    ajuda muito 😀

  65. natiele lacerda disse:

    entao professor tenho dificuldades para aprender filosofia mas mim enteressei muito pela materia, queria dicas de um proficional como o senhor , pode mi ajudar? adoraria aprofundar meus conhecimentos sobre o assunto.

  66. ana maria disse:

    Olá prof gostei muito de sua página, suas colocações são ótimas. gosto muito de filosofia, em minhas aulas procuro ser dinamica, mas confesso não ser fácil diante dos pouquíssimos recursos que tenho. seria possível estabelecermos um contato para que eu possa aprender contigo a fazer com que minhas aulas se tornem mais prazerosas? Sou graduada em História, a qual tenho uma verdadeira paixão, mas tbém trabalho filosofia e sociologia, as quais me identifico muito. Posso contar contigo? agradeço sua atenção.

  67. Gustavo disse:

    Professor, estou cursando a graduação em Filosofia e desejo fazer meu trabalho monográfico em Edgar Morin, mas tenho recebido críticas dizendo que ele não é “filósofo”. Como fazer um trabalho monográfico sem fugir do campo filosófico em Morin?

  68. È você quem vai casar no dia 19 de outubro?

  69. Valmira Oliveira disse:

    olá Professor não tive a honra de ser sua aluna, mas eu conheci seu trabalho e adorei!!!!!
    estava com duvidas se ia fazer filosofia ou não,mas eu concerteza vou fazer agora.
    eu sempre goste de filosofar,conhecer realmente a verdade das coisas o proposito real da vida, e a filosofia me ajudou a ter uma visão mais ampla de tudo.mas ai veio algumas pessoas e disseram que se eu fosse fazer filosofia eu ia morrer de fome.por isso eu fiquei insegura em faze,mas agora eu tenho certeza que é isso que eu quero pra mim….obrigada por tudo.
    eu to lendo ´´a historia da filosofia volume 2´´ o que voçe acha desse livro?

  70. Helison Barros disse:

    Boa tarde! Eu sou Helison Barros queria uma ajuda sua Gustavo Bertoche., pois tenho um trabalho para fazer mais tenho pouco referencial teórico. O trabalho é sobre a Idade Média e Moderna, se há um continuidade entre Idade Média e Moderna ou se há uma ruptura.

  71. Olá Gustavo, sou seu colega no intellectus, sou o professor Paulão de história. Tudo bem meu amigo. Pode me explicar o que mudou no pensamento cristão com a entrada do pensamento de Aristóteles de Tomaz de Aquino, substituindo a de Platão utilizada por Agostinho?

  72. edielson da cunha (BRITO) disse:

    oi professor estou começando estuda filosofia mas o professor que esta ministrando não é tão capacitado profissionalmente como você demostra ser. um abraço brito

  73. CLAUDIO ALBUQUERQUE disse:

    Professor, interessante a pergunta do Paulo Cerqueira sobre o pensamento cristão. Tenho interesse também pela sua resposta. O que o senhor pode dizer sobre o livro “Filosofia para Iniciantes”, de R.C. Sproul (Editora Vida Nova)?

  74. Anônimo disse:

    Prezado Gustavo,
    Trabalhamos com produção de material didático e gostaríamos de solicitar autorização para reproduzir um texto de sua autoria. Poderia me contatar por email?
    Obrigada
    karina.miquelini@uol.com.br

  75. Alfredo disse:

    Glorioso Bertoche,

    Ao assistir ao programa do Jô na presença de Clóvis De Barros Filho, onde ele descreve que não há fórmula para a felicidade e sentido da vida fiquei entusiasmado.A partir daí parti para a pesquisa de coisas que eu pudesse fazer e gostar , estou estudando sobre temas que eu gosto, futebol, matemática e pasme filosofia. Graças as tuas aulas e as aulas do professor Clóvis pela internet, estou me interessando mais sobre o assunto. Quais livros o senhor indicaria para iniciante?
    Professor, provavelmente não lembrarás de mim, fui seu aluno no Palas Recreio, Alfredo Brandão, hoje trabalho no mercado financeiro mas estou na busca por algo que me traga a felicidade buscada por tantos filósofos.

  76. Vanessa nunes disse:

    Muito bom

  77. Será que um dia eu vou ter tantos discipulos assim…? Parabens pelo blog. Meu nome é marcus Vinicios P da Silva..vou iniciar a lecionar em 2014 e já sinto o friozinho para enfrentar tantas cabeças curiosas.

  78. Bianca disse:

    Professor, ajude-me por favor! Eu nao sei por onde começar a estudar filosofia, quais assuntos pesquisar. Se o senhor puder me dar uma orientaçao, agradeço-lhe desde ja. Estou num cursinho, mas nao gosto do professor, pois ele faz certas associaçoes imorais. Nao sei como ele relaciona as ideias de socrates a obscenidades. Eu nao quero frequentar as aulas dele, por essa razao peço encarecidamente sua ajuda. Obrigada.

  79. Oi Bianca, tudo bem? Sócrates não costuma cair no ENEM. Dê uma olhada no simulado com 80 questões ENEM que está aqui no blog e veja o conteúdo que caiu nos últimos 6 anos. A partir daí, estude cada tema por sua conta. Quanto ao professor que trabalha de forma inadequada, visite o site http://www.escolasempartido.org/ . Se achar necessário, faça uma denúncia ao site! Um abraço!

  80. Rafael disse:

    Olá professor, estou formando em história e venho passando alguns conteúdos de filosofia para o Enem na escola que trabalho, já que sempre gostei das obras. Pois bem, gostei muito, e me sinto bem com os conteúdos, o que não ocorre com a historia. Com isso pesso sua ajuda e opinião; como é o mercado para o professor de filosofia no Rio de Janeiro – na sua opinião é melhor cursar a graduação em filosofia ou tentar uma pós? Com Pós já é suficiente para lecionar? muito obrigado pela atenção e parabéns pelo trabalho!!!

  81. Bianca disse:

    Obrigada pela dica professor. Estou analisando as questões propostas.

  82. Ana Caroline disse:

    simplesmente EXCEPCIONAL!! parabéns pela iniciativa!!!

  83. Olá Bertoche, tudo bem ?

    Fui seu aluno no meu primeiro ano do EM no Intellectus e depois fui aluno do André. Atualmente estou fazendo Psicologia na UFRJ. Gostaria de saber o seu e-mail e o dele para manter o contato e botar o papo em dia, além de refazer os contatos principalmente profissionais com vocês.

    No aguardo do e-mail de vocês para colocar o papo em dia !

  84. Marcos Vinicius disse:

    Olá Bertoche, como vai?
    Sou de Londrina-Pr e passei pra segunda fase do Vestibular da Uel, uma das minhas especificas é Filosofia, tenho muita dificuldade em entender esse conceito. Gostaria de saber se você poderia me dar alguma dica, algum toque, por que estou estudando sozinho, e fico meio confuso em alguns aspectos, quase todos digamos assim..
    Obrigado!

  85. Camila Farias disse:

    Ola professor, queria saber como faço para ter aulas de filosofia com o senhor por vídeo aula. Sou de Caninde-Ce, e gostei muito de ler e estudar pela sua pagina, queria muito poder assistir uma vídeo aula pois esse ano estarei fazendo diversos tipos de vestibulares, e quero mandar bem em filosofia.

  86. Olá professor, sou aluno da UNIG, primeiro período de Ed. Física, encontrei sua página pelo google e resolvi dar uma passeada por aqui, gostei muito por sinal. Sempre achei muito interessante a filosofia, os conceitos, ideias, as questões.
    Estou amando nossas aulas, muito bom participar, aprender, receber tamanho conhecimento com clareza e liberdade de ideias, afinal, essa é nossa amada filosofia. Grande abraço, sua página ganha mais um leitor.

  87. Boa madrugada professor, vou deixar aqui meu ensaio filosófico proposto na apostila de estudo.
    Com a transição do mito á filosofia, surgiram os primeiros filósofos, e que seriam consequentemente os primeiros cientistas, buscavam alguma explicação sobre de onde viemos e qual a essência da vida através dos pensamentos filosóficos, cada um com sua teoria.
    Embora tenhamos hoje inúmeras ferramentas científicas, inclusive, o amparo dos primeiros pensamentos e questionamentos filosóficos, a ciência atual ainda deixa um vazio, a incerteza sobre o Arché, o que seria a fonte, origem e raiz de todas as coisas naturais(physis).
    A ciência moderna não superou as perguntas dos primeiros filósofos, apenas nos permite ter a certeza de que algumas teses estavam equivocadas, ou seja, a ciência moderna mostra o que certamente não é como os filósofos diziam, por exemplo: Temos a certeza de que a água não seria o Arché, como dizia tales de Mileto; que o ar não seria o Arché, como dizia Anaxímenes; e que o número realmente está em quase tudo que se é produzido, porém não seria o elemento básico, como dizia Pitágoras.
    Contudo, embora tenhamos inúmeras pesquisas científicas que buscam a responder e superar as perguntas dos primeiros filósofos, até provando que não seria como achavam alguns filósofos, a própria ciência se mostra, cada vez mais incapaz de chegar á uma conclusão definitiva do que é a vida, qual sua essência e um verdadeiro sentido.
    Uma vez que tal questão é desconhecida, não se sabe qual o limite de conhecimento científico, entendendo que, com todas as pesquisas científicas e todo conhecimento da ciência moderna, mostra cada vez mais, que tais conhecimentos sempre estarão acima do conhecimento humano, e que nunca, jamais as perguntas dos primeiros filósofos serão superadas pela ciência moderna.
    A ciência moderna e os primeiros filósofos caminham para o mesmo lado, para as teses, muitas teses filosóficas e muitas teses científicas, porém, nenhuma das teses são absolutas.

  88. Edna Soares disse:

    Oi Professor, Bom dia!, sou sua aluna na Unig, lº período em Pedagogia, visitei sua página, achei muito interessante, vai nos ajudar muito nessa nossa caminhada. O senhor é um excelente professor, obrigado

  89. antonio jorge dacosta disse:

    gostei destas informação, sou bacharel em teologia fazer pós em filosofia encaixa.

  90. alemdoqueseve2 disse:

    Olá professor, Bertoche.
    Tudo bom?
    Sou iconógrafa da organização Educacional Farias Brito. Estamos elaborando um material didático de Filosofia e gostaríamos de inserir um texto seu. Poderia entrar em contato para maiores detalhes e a possível autorização?
    Desde já, agradeço
    E-mail:renata.castro@fariasbrito.com.br
    Att.

    Renata Castro

  91. Francisco disse:

    Antes de tudo, quero agradecé-lo pela dedicação. preciso de biografia de Filósofo Americano John Langshaw Austin.

  92. Tatiana Pacifico disse:

    Olá, Professor Gustavo? Gostei muito do seu blog, parabéns!

  93. Renato Flamarion da Silveira disse:

    Caro professor, saudações.

    Já é madrugada e, certamente, como muitos outros colegas de profissão, aqui estou preparando aula e pensando nos meus alunos.
    Sou de São José dos Campos, interior de São Paulo, e há pouco mais de um ano, além do meu trabalho regular na escola, presto serviço voluntário numa instituição chamada CASD (Curso Alberto Santos Dumont), onde leciono Filosofia. Só a título de esclarecimento, essa instituição nasceu de uma parceria entre os alunos do ITA, a prefeitura da cidade e outros professores que abraçaram essa causa, onde oferecemos um curso pré-vestibular para alunos de baixa renda aqui da região. Esse ano começamos com 520 alunos.
    Como o senhor pode imaginar, enfrentamos grandes dificuldades, mas a principal, de fato, é a grande defasagem com qual esse jovens chegam até nós. E assim, tentamos oferecer a eles um conjunto de conteúdos que não deem apenas condições de enfrentar o ENEM ou quaisquer vestibulares, mas que os levem a formar consciência moral e cidadã.
    Dias atrás, procurando material para trabalhar com essa garotada, encontrei seu blog, que muito tem me ajudado na elaboração de aulas, principalmente porque tenho apenas uma aula há cada 15 dias. Assim, gostaria de saber se eu poderia indicar seu blog para meus alunos e, também, se eu poderia compartilhar o material em pdf que o senhor fez recolhendo as questões do ENEM.
    Desde já, muito obrigado pela atenção, parabéns pelo seu trabalho nesse blog e aguardo sua resposta.
    Até breve!

  94. Olá Renato, fique à vontade. Você pode usar o material que quiser aqui do blog com seus alunos, naturalmente indicando a fonte. Um abraço cordial!

  95. Mônica disse:

    Achei seu material maravilhoso e gostaria de saber se pode disponibilizar o gabarito das 80 questões para que eu possa passar para meu alunos.

    https://oficinadefilosofia.files.wordpress.com/2014/02/simulado-enem-2014-oficinadefilosofia.pdf

  96. Anônimo disse:

    Olá professor, tudo bom?
    Respondi as questões do seu simulado mas não continha nele as respostas. Você poderia disponibilizá-las ?

  97. Rodrigo disse:

    Hey, caro mestre…
    entro em contato para pedir encarecidamente o gabarito das 80 questões de filosofia…
    seria possível?
    Sem mais,
    Parabéns pelo trabalho,
    até…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s