O primeiro movente, segundo Aristóteles

Para Aristóteles, deve haver um primeiro movente que é a causa inicial de todos os movimentos do Universo. Esse primeiro movente deve ser uno e eterno. Para Aristóteles, o Universo deve ter se originado a partir desse primeiro motor, que move tudo mas não é movido por nada prévio – afinal, não pode haver movimento antes do primeiro movimento. Leia o que Aristóteles escreve na Física:

Se tudo o que está em movimento tem que ser movido por algo, e se o que move tem que ser movido por sua vez por outra coisa ou não, e se é movido por outra coisa movida deverá haver um primeiro movente que não seja movido por outra coisa, visto que se este é o primeiro movente não terá necessidade de um movente intermediário que seja também movido (pois é impossível que haja uma série infinita de moventes movidos por outro, já que em uma série infinita não há nada que seja primeiro)…

(…)

É evidente, então, (…) que o primeiro movente é imóvel. Porque, tanto se a série do movido que é movido por outro se detenha imediatamente em algo que é primeiro e imóvel, quanto se conduza a uma coisa que se mova e se detenha a si mesma, em ambos os casos se segue que em todas as coisas movidas o primeiro movente é imóvel.

(…)

Posto que é preciso que haja sempre movimento e que não se o interrompa jamais, deve haver necessariamente algo eterno que mova primeiro, e o que primeiro mova (…) terá que ser imóvel.

(…)

E que o primeiro movente tem que ser uno e eterno resulta evidente pelas seguintes considerações. Mostramos que é necessário que sempre haja movimento. E se sempre há movimento, ele terá que ser também contínuo, porque o que é sempre é contínuo, visto que somente o que está em sucessão não é (necessariamente) contínuo. Mas, se é contínuo, é uno. E é uno por ser uno o movente e uno o movido, já que se o que move fosse sempre distinto, o movimento total não seria contínuo, mas sucessivo.

Por estas razões se pode ter a convicção de que há algo primeiramente imóvel…

(ARISTÓTELES. Física)

Publicidade

2 comentários sobre “O primeiro movente, segundo Aristóteles

  1. “em ambos os casos se segue que em todas as coisas movidas o primeiro movente é imóvel”, então não haverá movimento e contradiz tudo. É o velho problema da causa primeira, sempre haverá a pergunta “e quem criou quem…?” Com certeza Aristoteles mudaria de opnião nos dias de hoje.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s