O Lugar Natural, segundo Aristóteles

Por que algumas coisas (como as pedras) caem, enquanto outras coisas (como o fogo ou a fumaça) sobem? Aristóteles responde: porque todas as coisas buscam seu lugar natural. Leia trechos da Física em que Aristóteles fala dessa concepção.

 

Todo corpo sensível está por natureza em algum lugar, e há um lugar próprio para cada corpo, o mesmo para todo ele e para uma de suas partes; por exemplo, o mesmo para toda a terra e para um pouco de terra, para o fogo e para uma centelha.

(…)

… o lugar [natural] da totalidade da Terra e o do menor pedaço de terra está para baixo, e o lugar do fogo total e de uma centelha está para cima. (…) todo corpo pesado se move por natureza até o Centro [do mundo] e o leve até o alto.

(…)

Os deslocamentos dos corpos naturais simples, como o fogo, a terra e outros semelhantes, não somente nos mostram que o lugar é algo, mas também que exerce um certo poder. Porque cada um desses corpos, se nada o impede, é levado até seu lugar próprio, uns até o alto e outros até o baixo.

(…)

Esta é a razão pela qual o centro do Universo, e o limite extremo do movimento circular do céu com respeito a nós, sejam considerados como o “acima” e o “abaixo” no sentido mais estrito, já que o centro do Universo permanece sempre em repouso (…). Assim, dado que por natureza o leve se desloca até acima e o pesado até abaixo, o limite que contém uma coisa com respeito ao centro do Universo, e o próprio centro, são o “abaixo”, e o limite extremo, e a extremidade mesma, são o “acima”.

(ARISTÓTELES. Física)

Anúncios
Esse post foi publicado em Sobre a Oficina. Bookmark o link permanente.

2 respostas para O Lugar Natural, segundo Aristóteles

  1. Anônimo disse:

    boaaaaaaaaaaaaa

  2. Anônimo disse:

    muito bom !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s