Por que a filosofia nasceu na Grécia no século VI?

Podemos encontrar algumas razões para isso:

1. A cultura grega é fruto dos poemas homéricos e de Hesíodo. Nesses poemas havia certas características especiais:

– raramente retratam o monstruoso e o disforme; pelo contrário, estruturam-se com base no senso de harmonia, de proporção, de limite;

– não se limitam a narrar os fatos, mas buscam suas causas e razões;

– apresentam a realidade em sua inteireza: deuses e homens, céu e terra, guerra e paz, bem e mal, alegria e dor…;

– exaltam a justiça como valor supremo;

– enfatizam a justa medida: nem o excesso, nem a falta;

– os deuses têm a mesma natureza dos homens; tudo faz parte de uma mesma natureza, tudo é natural, nada há fora da natureza.

2. Não há um livro sagrado grego, o que significa que a religião pública grega nunca chegou a constituir uma classe sacerdotal que lutasse para preservar dogmas. Isso deixou um amplo espaço cultural para o desenvolvimento do pensamento filosófico, o que não aconteceu nos países em que havia uma religião comandada por sacerdotes zelosos dos ensinamentos sagrados.

3. Os gregos beneficiavam-se de uma grande liberdade política, em comparação aos outros povos; foi o primeiro povo da história que conseguiu construir instituições políticas livres.

4. Nos séculos VII e VI, a Grécia passou por um desenvolvimento econômico muito acentuado. De país agrícola, tornou-se país comercial e desenvolveu uma indústria artesanal. Com isso, fundaram-se centros de distribuição comercial fora da Grécia. Essas colônias rapidamente criaram riqueza suficiente para sustentar uma classe livre de obrigações de trabalho, que fez oposição à concentração do poder político que estava nas mãos da nobreza fundiária. Por estarem longe da mãe-pátria e menos ligadas às tradições políticas, as colônias construíram instituições livres antes das cidades-Estado gregas.

Justamente nas colônias gregas surgiu a filosofia. A filosofia é grega, mas não surgiu no interior da Grécia: surgiu nas colônias gregas. Mileto foi uma das primeiras colônias a atingir uma situação de bem-estar social que proporcionou uma liberdade política inédita; e foi justamente nessa colônia, localizada onde hoje é a Turquia, que surgiram os primeiros filósofos.

Nas colônias, surgiu pela primeira vez o pensamento filosófico, que se diferenciava do pensamento religioso mítico pelas seguintes razões:

– pretendia explicar a totalidade da physis;

– buscava indicar o elemento fundamental e o princípio de todo o cosmos, ou seja, o arché;

– o arché era compreendido como algo que pertencia à própria physis;

– a razão (logos) era considerada capaz de compreender inteiramente a physis.

Todos esses fatores, considerados juntos, são exclusivos da civilização grega; é muito provável que sem eles a filosofia não viesse a surgir naquele momento e lugar, e concebível que a filosofia, tal como a conhecemos, não tivesse jamais surgido.

Publicidade

7 comentários sobre “Por que a filosofia nasceu na Grécia no século VI?

  1. Relativa liberdade religiosa e política, comparando com as outras civilizações que não havia nenhum tipo de liberdade, e as pessoas iam para as praças publicas (ágora) afim de debaterem, o que gerava constantes indagações sobre todos os aspectos porém o que predominava dentre os pré-socráticos era a origem do universo, que chegaram a conclusão que o universo “surgiu” a parti de um principio o “arché”, que deve ser eterno, constante e tem que ta presente em tudo. Então cada filosofo da época defendeu um elemento como o “arché”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s