A prova de filosofia do vestibular UFRJ 2008-2009

A UFRJ divulgou a prova e o gabarito da primeira etapa do vestibular 2009.

Na prova de filosofia, a primeira questão é do tipo sorvete-na-testa. Bastava ser capaz de reconhecer em que sentido o enunciado “isto não é um cachimbo” é verdadeiro e em que sentido é falso, na pintura de Magritte.

A segunda questão é de lógica da argumentação. É necessário saber reconhecer um argumento dedutivo e um indutivo para resolvê-la. O nível da questão é extremamente básico, pois nem chegou a envolver a distinção entre premissas e conclusão.

A terceira questão é essencialmente de raciocínio verbal. O item (a) é respondido a partir da última proposição do texto; o item (b) deve ser respondido a partir justamente da pressuposição cética que afirma que o conhecimento pode ser enganoso.

Finalmente, a quarta questão é interpretativa. No item (a), é necessário compreender que o texto leva a uma resposta contrária à de Platão: segundo o trecho, a “voz corrente” afirma que praticar uma injustiça e não ser punido é melhor do que agir conforme a lei. Portanto, agir conforme a lei é um bem menor do que praticar injustiça e não ser punido. No item (b), é necessário raciocinar a partir do texto: se praticar uma injustiça e não ser punido traz um bem maior do que a injustiça não punida que se sofre, então seria vantajoso tolerar o mal sofrido em troca de poder praticar uma injustiça que traria ainda mais ganhos.

A prova não foi difícil, mas exigiu um nível de concentração maior do que a do ano passado. A partir dessa segunda prova de filosofia, começa a surgir um padrão: a UFRJ parece valorizar questões de interpretação e raciocínio verbal.

De qualquer modo, os alunos que se prepararam para a prova de Filosofia certamente tiveram um resultado melhor. Agora, estamos atentos à prova da UFF, dia 16.

Anúncios
Esse post foi publicado em Filosofia no Vestibular. Bookmark o link permanente.

3 respostas para A prova de filosofia do vestibular UFRJ 2008-2009

  1. rafael barreto haddad disse:

    Perdoe-me, mas o enunciado da primeira questão é “Isto não é um cachimbo”.
    Um abraço.

  2. É verdade, Rafael. O texto já foi devidamente ajeitado. Um abraço!

  3. renato disse:

    Gostaria de obter as respostas do projeto ufrj 2008-2009.
    O material é ótimo agradesço desde já.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s