Simulado Filosofia no ENEM – 30 questões

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QUESTÃO 1

A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A ética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política.
(CORDI et al. Para filosofar)

O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais,conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como

A instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.
B mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso.
C meio para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza.
D parâmetro para assegurar o exercício político primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos.
E aceitação de valores universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação a outras sociedades.

QUESTÃO 2

Na ética contemporânea, o sujeito não é mais um sujeito substancial, soberano e absolutamente livre, nem um sujeito empírico puramente natural. Ele é simultaneamente os dois, na medida em que é um sujeito histórico-social. Assim, a ética adquire um dimensiona-mento político, uma vez que a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social coletiva.Desse modo, a ética se entrelaça, necessariamente, com a política, entendida esta como a área de avaliação dos valores que atravessam as relações sociais e que interliga os indivíduos entre si.
(SEVERINO. A. J. Filosofia)

O texto, ao evocar a dimensão histórica do processo deformação da ética na sociedade contemporânea, ressalta

A os conteúdos éticos decorrentes das ideologias político-partidárias.
B o valor da ação humana derivada de preceitos metafísicos.
C a sistematização de valores desassociados da cultura.
D o sentido coletivo e político das ações humanas individuais.
E o julgamento da ação ética pelos políticos eleitos democraticamente

QUESTÃO 3

“A ética exige um governo que defenda a igualdade entre os cidadãos, a qual constitui a base da pátria. Sem ela, muitos indivíduos não se sentem em casa, mas vivem como estrangeiros em seu próprio lugar de nascimento.”
(SILVA, R. R. Ética, defesa nacional, cooperação dos povos)

Os pressupostos éticos são essenciais para a estruturação política e a integração de indivíduos em uma sociedade. Segundo o texto, a ética corresponde a

A valores e costumes partilhados pela maioria da sociedade.
B preceitos normativos impostos pela coação das leis.
C normas próprias determinadas pelo governo de um país.
D transferência dos valores familiares para a esfera social.
E proibição da interferência de estrangeiros na pátria de cada um.

QUESTÃO 4

Dali avistamos homens que andavam pela praia, obra de sete ou oito. Eram pardos, todos nus. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Não fazem o menor caso de encobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto. Ambos traziam os beiços de baixo furados e metidos neles seus ossos brancos e verdadeiros. Os cabelos seus são corredios.
(CAMINHA, P. V. Carta. RIBEIRO, D. et al. Viagem pela históriado Brasil: documentos).

O texto é parte da famosa Carta de Pero Vaz de Caminha, documento fundamental para a formação da identidade brasileira. Tratando da relação que, desde esse primeiro contato, se estabeleceu entre portugueses e indígenas, esse trecho da carta revela a

A preocupação em garantir a integridade do colonizador diante da resistência dos índios à ocupação da terra.
B postura etnocêntrica do europeu diante das características físicas e práticas culturais do indígena.
C orientação da política da Coroa Portuguesa quanto à utilização dos nativos como mão de obra para colonizar a nova terra.
D oposição de interesses entre portugueses e índios, que dificultava o trabalho catequético e exigia amplos recursos para a defesa recursos para a defesa da posse da nova terra.
E abundância da terra descoberta, o que possibilitou a sua incorporação aos interesses mercantis portugueses, por meio da exploração econômica dos índios.

QUESTÃO 5

Os cruzados avançavam em silencio, encontrando por todas as partes ossadas humanas, trapos e bandeiras. No meio desse quadro sinistro, não puderam ver, sem estremecer de dor, o acampamento onde Gauthier havia deixado as mulheres e crianças. La, os cristãos tinham sido surpreendidos pelos muçulmanos, mesmo no momento em que os sacerdotes celebravam o sacrifício da Missa. As mulheres, as crianças, os velhos, todos os que a fraqueza ou a doença conservava sob as tendas, perseguidos ate os altares, tinham sido levados para a escravidão ou imolados por um inimigo cruel. A multidão dos cristãos, massacrada naquele lugar, tinha ficado sem sepultura.
(J. F. Michaud. História das cruzadas)

Foi, de fato, na sexta-feira 22 do tempo de Chaaban, do ano de 492 da Hegira, que os franj* se apossaram da Cidade Santa, apos um sitio de 40 dias. Os exilados ainda tremem cada vez que falam nisso, seu olhar se esfria como se eles ainda tivessem diante dos olhos aqueles guerreiros louros, protegidos de armaduras, que espelham pelas ruas o sabre cortante, desembainhado, degolando homens, mulheres e crianças, pilhando as casas, saqueando as mesquitas.

*franj = cruzados.
(Amin Maalouf. As Cruzadas vistas pelos árabes)

Avalie as seguintes afirmações a respeito dos textos acima, que tratam das Cruzadas.

I Os textos referem-se ao mesmo assunto — as Cruzadas, ocorridas no período medieval —, mas apresentam visões distintas sobre a realidade dos conflitos religiosos desse período histórico.
II Ambos os textos narram partes de conflitos ocorridos entre cristãos e muçulmanos durante a Idade Media e revelam como a violência contra mulheres e crianças era pratica comum entre adversários.
III Ambos narram conflitos ocorridos durante as Cruzadas medievais e revelam como as disputas dessa época, apesar de ter havido alguns confrontos militares, foram resolvidas com base na ideia do respeito e da tolerância cultural e religiosa.

E correto apenas o que se afirma em

A I.
B II.
C III.
D I e II.
E II e III.

QUESTÃO 6

No inicio do século XIX, o naturalista alemão Carl Von Martius esteve no Brasil em missão cientifica para fazer observações sobre a flora e a fauna nativas e sobre a sociedade indígena. Referindo-se ao indígena, ele afirmou:

“Permanecendo em grau inferior da humanidade, moralmente, ainda na infância, a civilização não o altera, nenhum exemplo o excita e nada o impulsiona para um nobre desenvolvimento progressivo (…). Esse estranho e inexplicável estado do indígena americano, ate o presente, tem feito fracassarem todas as tentativas para conciliá-lo inteiramente com a Europa vencedora e torná-lo um cidadão satisfeito e feliz.”
(Carl Von Martius. O estado do direito entre os autóctones do Brasil)

Com base nessa descrição, conclui-se que o naturalista Von Martius

A apoiava a independência do Novo Mundo, acreditando que os índios, diferentemente do que fazia a missão européia, respeitavam a flora e a fauna do pais.
B discriminava preconceituosamente as populações originarias da America e advogava o extermínio dos índios.
C defendia uma posição progressista para o século XIX: a de tornar o indígena cidadão satisfeito e feliz.
D procurava impedir o processo de aculturação, ao descrever cientificamente a cultura das populações originarias da America.
E desvalorizava os patrimônios étnicos e culturais das sociedades indígenas e reforçava a missão “civilizadora européia”, típica do século XIX.

QUESTÃO 7

Um cidadão é um indivíduo que pode participar no judiciário e na autoridade, isto é, nos cargos públicos e na administração política e legal.
(ARISTÓTELES. Política)

O termo “cidadania” é polissêmico. Pode-se depreender que, no texto de Aristóteles, a palavra “cidadão” significa “o indivíduo que…”

A contribui para melhorar as condições sociais dos mais desfavorecidos.
B não se omite nas escolhas importantes da comunidade.
C age em prol de um futuro melhor para toda a humanidade.
D pode legalmente influenciar o futuro da comunidade.
E é reconhecido como exemplo para toda a sociedade.

QUESTÃO 8

A constituição dos dias atuais é a que se segue. Os homens que são filhos de pai e mãe cidadãos têm direito à cidadania completa e são inscritos na lista de seus concidadãos nos demos quando completam dezoito anos de idade. Depois de registrados, os membros do demo votam, sob juramento, primeiro: quais deles consideram ter, de fato, atingido a idade legal e os que não a atingiram retornam ao status de criança; segundo: quais os homens que são livres e nascidos como a lei prescreve. Se decidem que um homem não é livre, ele pode apelar para o tribunal, enquanto os concidadãos do demo elegem cinco de seu grupo como acusadores; se for decidido que o julgado não tem direito de ser registrado como cidadão, a cidade o vende como escravo, mas se ele vencer a causa os representantes do demo são obrigados a registrá-lo.

(ARISTÓTELES. A Constituição de Atenas)

O texto de Aristóteles representa a definição do cidadão em Atenas no século IV a.C. Uma diferença entre o conceito antigo e o moderno de cidadania refere-se a:

A a profissão dos indivíduos.
B a ideologia dos indivíduos.
C as posses dos indivíduos.
D o gênero dos indivíduos.
E a raça dos indivíduos.

QUESTÃO 9

Um aspecto importante derivado da natureza histórica da cidadania é que esta se desenvolveu dentro do fenômeno, também histórico, a que se denomina Estado-nação. Nessa perspectiva, a construção da cidadania na modernidade tem a ver com a relação das pessoas com o Estado e com a nação.
(CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho)

Considerando-se a reflexão acima, um exemplo relacionado a essa perspectiva de construção da cidadania é encontrado

A em D. Pedro I, que concedeu amplos direitos sociais aos trabalhadores, posteriormente ampliados por Getúlio Vargas com a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
B na independência, que abriu caminho para a democracia e a liberdade, ampliando o direito político de votar aos cidadãos brasileiros, inclusive às mulheres.
C no fato de os direitos civis terem sido prejudicados pela Constituição de 1988, que desprezou os grandes avanços que, nessa área, havia estabelecido a Constituição anterior.
D no Código de Defesa do Consumidor, ao pretender reforçar uma tendência que se anunciava na área dos direitos civis desde a primeira constituição republicana.
E na Constituição de 1988, que, pela primeira vez na história do país, definiu o racismo como crime inafiançável e imprescritível, alargando o alcance dos direitos civis.

QUESTÃO 10

A política implica o envolvimento da comunidade cívica na definição do interesse público. Vale dizer, portanto, que o cenário original da política, no lugar de uma relação vertical e intransponível entre soberanos e súditos na qual a força e a capacidade de impor o medo exercem papel fundamental, sustenta-se em um experimento horizontal. Igualdade política, acesso pleno ao uso da palavra e ausência de medo constituem as suas cláusulas pétreas.
(LESSA, R. Sobre a invenção da política)

A organização da sociedade no espaço é um processo histórico-geográfico, articulado ao desenvolvimento das técnicas, à utilização dos recursos naturais e à produção de objetos industrializamos. Política é, portanto, uma organização dinâmica e complexa, possível apenas pela existência de determinados conjuntos de leis e regras, que regulam a vida em sociedade. Nesse contexto, a participação coletiva é

A necessária para que prevaleça a autonomia social.
B imprescindível para uma sociedade livre de conflitos.
C decisiva para tornar a cidade atraente para os investimentos.
D indispensável para a construção de uma imagem de cidade ideal.
E indissociável dos avanços técnicos que proporcionam aumento na oferta de empregos.

QUESTÃO 11

Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios —  esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais —, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas”.
(VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado)

O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania

A possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
B era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
C estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
D tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
E vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.

QUESTÃO 12

A definição de eleitor foi tema de artigos nas Constituições brasileiras de 1891 e de 1934. Diz a Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1891:

Art. 70. São eleitores os cidadãos maiores de 21 anos que se alistarem na forma da lei.

A Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1934, por sua vez, estabelece que:

Art. 180. São eleitores os brasileiros de um e de outro sexo, maiores de 18 anos, que se alistarem na forma da lei.
Ao se comparar os dois artigos, no que diz respeito ao gênero dos eleitores, depreende-se que

A a Constituição de 1934 avançou ao reduzir a idade mínima para votar.
B a Constituição de 1891, ao se referir a cidadãos, referia-se também às mulheres.
C os textos de ambas as Cartas permitiam que qualquer cidadão fosse eleitor.
D o texto da carta de 1891 já permitia o voto feminino.
E a Constituição de 1891 considerava eleitores apenas indivíduos do sexo masculino.

QUESTÃO 13

O fenômeno da escravidão, ou seja, da imposição do trabalho compulsório a um indivíduo ou a uma coletividade, por parte de outro indivíduo ou coletividade, é algo muito antigo e, nesses termos, acompanhou a história da Antiguidade até o séc. XIX. Todavia, percebe-se que tanto o status quanto o tratamento dos escravos variou muito da Antiguidade greco-romana até o século XIX em questões ligadas à divisão do trabalho.

As variações mencionadas dizem respeito

A ao caráter étnico da escravidão antiga, pois certas etnias eram escravizadas em virtude de preconceitos sociais.
B à especialização do trabalho escravo na Antiguidade, pois certos ofícios de prestígio eram frequentemente realizados por escravos.
C ao uso dos escravos para a atividade agroexportadora, tanto na Antiguidade quanto no mundo moderno, pois o caráter étnico determinou a diversidade de tratamento.
D à absoluta desqualificação dos escravos para trabalhos mais sofisticados e à violência em seu tratamento, independentemente das questões étnicas.
E ao aspecto étnico presente em todas as formas de escravidão, pois o escravo era, na Antiguidade greco-romana, como no mundo moderno, considerado uma raça inferior.

QUESTÃO 14

O morador de rua Manoel Menezes da Silva, 68, teve garantido pela Justiça seu direito de transitar livremente pelas ruas de São Paulo e permanecer onde desejar.

O idoso, que costumava dormir em uma praça da Vila Nova Conceição, área nobre da capital paulista, e acabou no Hospital Psiquiátrico Pinel em meio à pressão de alguns vizinhos contra seu mau cheiro, pode agora “ir, vir e ficar sem qualquer restrição ou impedimento por quem quer que seja”, conforme decisão da juíza Luciane Jabur Figueiredo, do Dipo (Departamento de Inquéritos Policiais e Polícia Judiciária).

(IZIDORO, Alencar. Estranho no Paraíso. Folha de S. Paulo, 19/07/05)

Segundo a concepção jusnaturalista, a decisão da juíza Luciane Jabour Figueiredo a respeito do morador de rua Manoel Menezes da Silva foi:

A derivada de uma disputa entre classes sociais com o desfecho positivo para a classe oprimida.
B errada, pois os moradores da Vila Nova Conceição têm o direito de manter a segurança de sua propriedade privada.
C errada, pois tanto os moradores da Vila Nova Conceição quanto os moradores de rua têm o direito de definir livremente quem pode permanecer naquela localidade.
D acertada, pois tanto os moradores da Vila Nova Conceição quanto os moradores de rua têm o direito de definir livremente quem pode permanecer naquela localidade.
E acertada, pois o direito de ir e vir é dado pela própria natureza.

QUESTÃO 15

Assim, essa lei da razão torna o cervo propriedade do índio que o abateu; permite-se que os bens pertençam àqueles que lhes dedicou seu trabalho, mesmo que antes fossem direito comum de todos. E entre aqueles que se consideram a parte civilizada da humanidade, que fizeram e multiplicaram leis positivas para determinar a propriedade, essa lei original da natureza que determina o início da propriedade sobre aquilo que era antes comum continua em vigor. E, em virtude dela, qualquer peixe que alguém pesque no oceano, esse grande bem comum ainda remanescente da humanidade, (…) é transformado em propriedade daquele que para tal dedicou seus esforços.

(LOCKE, John. Segundo Tratado sobre o Governo)

Enquanto os homens se contentaram com as suas cabanas rústicas, enquanto se limitaram a coser suas roupas de peles com espinhos ou arestas de pau, a se enfeitarem com plumas e conchas, a pintar o corpo de diversas cores (…); em uma palavra, enquanto se aplicaram exclusivamente a obras que um só podia fazer, e a artes que não necessitavam o concurso de muitas mãos, viveram livres, sãos, bons e felizes ,tanto quanto podiam ser pela sua natureza, e continuaram a gozar entre si das doçuras de uma convivência independente. Mas, desde o instante que um homem teve necessidade do socorro de outro; desde que perceberam que era útil a um só ter provisões para dois, a igualdade desapareceu, a propriedade se introduziu, o trabalho tornou-se necessário e as vastas florestas se transformaram em campos risonhos que foi preciso regar com o suor dos homens, e nos quais, em breve, se viram germinar a escravidão e a miséria, a crescer com as colheitas.

(ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a Desigualdade entre os Homens)

Os trechos acima, de John Locke (1632-1704) e de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), foram retirados de livros muito influentes no Ocidente. A respeito das ideias contidas nos textos, podemos dizer que

A  abordam o mesmo tema, chegando a conclusões similares sobre o conceito de “propriedade”.
B contribuíram para a formulação de duas teorias sociais e políticas opostas: o liberalismo e o socialismo.
C repudiam, por meio de argumentos consistentes, a necessidade da propriedade privada.
D defendem, por meio de argumentos consistentes, a necessidade da propriedade privada.
E apontam para a necessidade de preservar as culturas tradicionais, como a cultura indígena.

QUESTÃO 16

Para uns, a Idade Média foi uma época de trevas, pestes, fome, guerras sanguinárias, superstições, crueldade. Para outros, uma época de bons cavaleiros, damas corteses, fadas, guerras honradas, torneios, grandes ideais. Ou seja, uma Idade Média “má” e uma Idade Média “boa”. Tal disparidade de apreciações com relação a esse período da História se deve

A ao Renascimento, que começou a valorizar a comprovação documental do passado, formando acervos documentais que mostram tanto a realidade “boa” quanto a “má”.
B à tradição iluminista, que usou a Idade Média como contraponto a seus valores racionalistas, e ao Romantismo, que pretendia ressaltar as “boas” origens das nações.
C à indústria de videojogos e cinema, que encontrou uma fonte de inspiração nessa mistura de fantasia e realidade, construindo uma visão falseada do real.
D ao Positivismo, que realçou os aspectos positivos da Idade Média, e ao marxismo, que denunciou o lado negativo do modo de produção feudal.
E à religião, que com sua visão dualista e maniqueísta do mundo alimentou tais interpretações sobre a Idade Média.

QUESTÃO 17

O príncipe, portanto, não deve se incomodar com a reputação de cruel, se seu propósito é manter o povo unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente do que outros que, por muita piedade, permitem os distúrbios que levem ao assassínio e ao roubo.
(MAQUIAVEL, N. O Príncipe)

No século XVI, Maquiavel escreveu O Príncipe, reflexão sobre a Monarquia e a função do governante.

A manutenção da ordem social, segundo esse autor, baseava-se na

A inércia do julgamento de crimes polêmicos.
B bondade em relação ao comportamento dos mercenários.
C compaixão quanto à condenação de transgressões religiosas.
D neutralidade diante da condenação dos servos.
E conveniência entre o poder tirânico e a moral do príncipe.

QUESTÃO 18

Não é necessário a um príncipe ter todas as qualidades mencionadas, mas é indispensável que pareça tê-las. Direi, até, que, se as possuir, o uso constante deles resultará em detrimento seu, e que ao contrário, se não as possuir, mas afetar possuí-las, colherá benefícios. Daí a conveniência de parecer clemente, leal, humano, religioso, íntegro e, ainda de ser tudo isso, contanto que, em caso de necessidade, saiba tornar-se o inverso… Por isso, é mister que ele tenha um espírito pronto a se adaptar às variações das circunstâncias e da fortuna e, como disse antes, a manter-se tanto quanto possível no caminho do bem, mas pronto igualmente a enveredar pelo do mal, quando for necessário.

(MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe)

No trecho acima, escrito no século XVI, o autor refere-se à atitude que um príncipe deve tomar em relação à escolha entre o bem e o mal. O texto

A defende a separação entre a moral política e a moral religiosa.
B evidencia que os príncipes devem apenas pensar em aumentar sua riqueza.
C afirma que é necessário que o príncipe sempre seja clemente, leal, humano, religioso e íntegro.
D indica a importância de agir religiosamente, ainda que as circunstâncias tornem esse caminho difícil.
E demonstra a necessidade da educação moral na formação do governante.

QUESTÃO 19

O Marquês de Pombal, ministro do rei Dom José I, considerava os jesuítas como inimigos, também porque, no Brasil, eles catequizavam os índios em aldeamentos autônomos, empregando a assim chamada língua geral. Em 1755, Dom José I aboliu a escravidão do índio no Brasil, o que modificou os aldeamentos e enfraqueceu os jesuítas.

Em 1863, Abraham Lincoln, o presidente dos Estados Unidos, aboliu a escravidão em todas as regiões do Sul daquele país que ainda estavam militarmente rebeladas contra a União em decorrência da Guerra de Secessão. Com esse ato, ele enfraqueceu a causa do Sul, de base agrária, favorável à manutenção da escravidão. A abolição final da escravatura ocorreu em 1865, nos Estados Unidos, e em 1888 no Brasil.

Nos dois casos de abolição de escravatura, observam-se motivações semelhantes, tais como

A razões estratégicas de chefes de Estado interessados em prejudicar adversários, para afirmar sua atuação política.
B fatores culturais comuns aos jesuítas e aos rebeldes do Sul, contrários ao estabelecimento de um governo central.
C cumprimento de promessas humanitárias de liberdade e igualdade feitas pelos citados chefes de Estado.
D eliminação do uso de línguas diferentes do idioma oficial reconhecido pelo Estado.
E resistência à influência da religião católica, comum aos jesuítas e aos rebeldes do sul.

QUESTÃO 20

Ato Institucional no. 5 de 13 de dezembro de 1968

Art. 10 – Fica suspensa a garantia de habeas corpus, nos casos de crimes políticos, contra a segurança nacional, a ordem econômica e social e a economia popular.

Art. 11 – Excluem-se de qualquer apreciação judicial todos os atos praticados de acordo com este Ato Institucional e seus Atos Complementares, bem como os respectivos efeitos.

O Ato Institucional no. 5 é considerado por muitos autores como um “golpe dentro do golpe”. Nos artigos do AI-5 selecionados, o governo militar procurou limitar a atuação do Poder Judiciário, porque isso significava

A a substituição da Constituição de 1967.
B o início do processo de distensão política.
C a garantia legal para o autoritarismo dos juízes.
D a ampliação dos poderes nas mãos do Executivo.
E a revogação dos instrumentos jurídicos implantados durante o golpe de 1964.

QUESTÃO 21

Judiciário contribuiu com ditadura no Chile, diz Juiz Guzmán Tapia

As cortes de apelação rejeitaram mais de 10 mil habeas corpus nos casos das pessoas desaparecidas. Nos tribunais militares, todas as causas foram concluídas com suspensões temporárias ou definitivas, e os desaparecimentos políticos tiveram apenas trâmite formal na Justiça. Assim, o Poder Judiciário contribuiu para que os agentes estatais ficassem impunes.
(Disponível em: http://www.cartamaior.com.br.Acesso em: 20 jul. 2010)

Segundo o texto, durante a ditadura chilena na década de1970, a relação entre os poderes Executivo e Judiciário caracterizava-se pela

A preservação da autonomia institucional entre os poderes.
B valorização da atuação independente de alguns juízes.
C manutenção da interferência jurídica nos atos executivos.
D transferência das funções dos juízes para o chefe de Estado.
E subordinação do poder judiciário aos interesses políticos dominantes

QUESTÃO 22

Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia
a defesa daqueles direitos, derivava dos governados.

Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França.
(Emília Viotti da Costa)

Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta.

A A independência dos EUA e a Revolução Francesa integravam o mesmo contexto histórico, mas se baseavam em princípios e ideais opostos.
B O processo revolucionário francês identificou-se com o movimento de independência norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido.
C Tanto nos EUA quanto na França, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais à dignidade humana.
D Por ter sido pioneira, a Revolução Francesa exerceu forte influência no desencadeamento da independência norteamericana.
E Ao romper o Pacto Colonial, a Revolução Francesa abriu o caminho para as independências das colônias ibéricas situadas na América.

QUESTÃO 23

Na década de 30 do século XIX, Tocqueville escreveu as seguintes linhas a respeito da moralidade nos EUA:

“A opinião pública norte-americana é particularmente dura com a falta de moral, pois esta desvia a atenção frente à busca do bem-estar e prejudica a harmonia doméstica, que é tão essencial ao sucesso dos negócios. Nesse sentido, pode-se dizer que ser casto é uma questão de honra”.
(TOCQUEVILLE, A. Democracy in America)

Do trecho, infere-se que, para Tocqueville, os norteamericanos do seu tempo

A buscavam o êxito, descurando as virtudes cívicas.
B tinham na vida moral uma garantia de enriquecimento rápido.
C valorizavam um conceito de honra dissociado do comportamento ético.
D relacionavam a conduta moral dos indivíduos com o progresso econômico.
E acreditavam que o comportamento casto perturbava a harmonia doméstica.

QUESTÃO 24

Na democracia estadounidense, os cidadãos são incluídos na sociedade pelo exercício pleno dos direitos políticos e também pela ideia geral de direito de propriedade. Compete ao governo garantir que esse direito não seja violado. Como consequência, mesmo aqueles que possuem uma pequena propriedade sentem-se cidadãos de pleno direito.

Na tradição política dos EUA, uma forma de incluir socialmente os cidadãos é

A submeter o indivíduo à proteção do governo.
B hierarquizar os indivíduos segundo suas posses.
C estimular a formação de propriedades comunais.
D vincular democracia e possibilidades econômicas individuais.
E defender a obrigação de que todos os indivíduos tenham propriedades.

QUESTÃO 25

Democracia: “regime político no qual a soberania é exercida pelo povo, pertence ao conjunto dos cidadãos.”
(JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia)

Uma suposta “vacina” contra o despotismo, em um contexto democrático, tem por objetivo

A impedir a contratação de familiares para o serviço público.
B reduzir a ação das instituições constitucionais.
C combater a distribuição equilibrada de poder.
D evitar a escolha de governantes autoritários.
E restringir a atuação do Parlamento

QUESTÃO 26

Este é o maior perigo que hoje ameaça a civilização: a estatificação da vida, o intervencionismo do Estado, a absorção de toda espontaneidade social pelo Estado; isto é, a anulação da espontaneidade histórica, que definitivamente sustenta, nutre e empurra os destinos humanos.

(ORTEGA Y GASSET, José. A Rebelião das Massas)

Em A Rebelião das Massas, o filósofo espanhol Ortega y Gasset apresenta uma crítica da cultura social e política do século XX. A partir do trecho selecionado, é possível afirmar que Ortega y Gasset

A defende que a anulação da espontaneidade histórica é a solução para o maior perigo que hoje ameaça a civilização.
B critica a espontaneidade histórica, que pretende injustificadamente sustentar, nutrir e empurrar os destinos humanos.
C propõe que o maior perigo à civilização é o abandono dos esforços de estatificação da vida, do intervencionismo do Estado e da absorção de toda espontaneidade social pelo Estado.
D defende uma concepção socialista de sociedade.
E defende uma concepção liberal de sociedade.

QUESTÃO 27

A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana.

Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão

A a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.
B o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear.
C o declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana.
D a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.
E a Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha.

QUESTÃO 28

Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa de ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o líder. Tais movimentos sociais juvenis contribuíram para a implantação e a sustentação do nazismo, na Alemanha, e do fascismo, na Itália, Espanha e Portugal.

A atuação desses movimentos juvenis caracterizava-se

A pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao regime.
B pelas propostas de conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos.
C pela promoção de um modo de vida saudável, que mostrava os jovens como exemplos a seguir.
D pelo diálogo, ao organizar debates que opunham jovens idealistas e velhas lideranças conservadoras.
E pelos métodos políticos populistas e pela organização de comícios multitudinários.

QUESTÃO 29

Ocorreu-me (…) de falar de “utopia invertida”, após ter constatado que uma grandiosa utopia igualitária, a comunista, acalentada por séculos, traduziu-se em seu contrário na primeira tentativa histórica de realizá-la. Nenhuma das cidades ideais descritas pelos filósofos foi proposta como modelo a ser colocado em prática. Platão sabia que a república ideal, da qual havia falado com seus amigos e discípulos, não estava destinada a existir em algum lugar, mas apenas era verdadeira, como Glauco diz a Sócrates, “em nossos discursos”. No entanto, na primeira vez em que uma utopia igualitária entrou na história, passando do reino dos “discursos” para o reino das coisas, acabou por se transformar em seu contrário.

(BOBBIO, Norberto. Direita e esquerda)

“Utopia” significa, em grego, “não-lugar”, “lugar inexistente”. Ao discorrer sobre a utopia, Norberto Bobbio enfatiza

A a contradição entre a utopia igualitária e o regime político comunista soviético.
B o regime político soviético como modelo para as utopias igualitaristas da história antiga.
C a oposição entre a utopia igualitária e a República de Platão.
D o socialismo utópico realizado na Antiguidade por Platão.
E a perfeita realização da utopia igualitária na história por meio do regime comunista soviético.

QUESTÃO 30

“Nossa discussão será adequada se tiver tanta clareza quanto comporta o assunto, pois não se deve exigir a precisão em todos os raciocínios por igual, assim como não se deve buscá-la nos produtos de todas as artes mecânicas. Ora, as ações belas e justas, que a ciência política investiga, admitem grande variedade e flutuações de opinião, de forma que se pode considerá-las como existindo por convenção apenas, e não por natureza. E em torno dos bens há uma flutuação semelhante, pelo fato de serem prejudiciais a muitos: houve, por exemplo, quem perecesse devido à sua riqueza, e outros por causa da sua coragem. Ao tratar, pois, de tais assuntos, e partindo de tais premissas, devemos contentar-nos em indicar a verdade aproximadamente e em linhas gerais; e ao falar de coisas que são verdadeiras apenas em sua maior parte e com base em premissas da mesma espécie, só poderemos tirar conclusões da mesma natureza. E é dentro do mesmo espírito que cada proposição deverá ser recebida, pois é próprio do homem culto buscar a precisão, em cada gênero de coisas, apenas na medida em que o admita a natureza do assunto.”
(Aristóteles. Ética a Nicômaco)

No texto acima, o filósofo Aristóteles explica que

A o método da ciência política é dialético, isto é, parte de opiniões comuns aceitas pela maioria ou pelos sábios.
B não há resposta objetiva em questões morais.
C a finalidade da ética e da ciência política é a ação, não a verdade.
D é necessário buscar a verdade absoluta ao resolver problemas morais.
E a teoria política possui um método tão exato quanto o da matemática.

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141 respostas para Simulado Filosofia no ENEM – 30 questões

  1. Anônimo disse:

    que show!

  2. maria elena disse:

    sou apaixonada por filosofia

  3. E o gabarito? Obrigada

  4. mande por e-mail se ouder ou publique aqui no blog alicenou@gmail.com

  5. joão Roberto Filho disse:

    e as respostas? mande por e-mail – pr.joaorf@gmail.com

  6. Anônimo disse:

    Preciso do gabarito, favor mande para o prof.lenilson@bol.com.br

  7. Anônimo disse:

    gostaria do gabarito, mande por favor para maira1oi@yahoo.com.br, obrigada!

  8. Anônimo disse:

    gostaria do gabarito… mande pfv para mim gutyerre_boy@hotmail.com

  9. PERPETUA SILVEIRA BRETAS disse:

    PRECISO DO GABARITO, MUITO BOAS AS QUESTÕES EMAIL PERPETUA-SILVEIRA@HOTMAIL.COM

  10. alane dias disse:

    muito bom ,pode mandar gabarito por email alane.dias @hotmail.com

  11. Maria Aparecida Martinez Marianno disse:

    Gostaria do gabarito por favor . Enviar para maria_mamm126@hotmail.com
    Com urgência . Muito obrigada.

  12. paula disse:

    gabarito?????

  13. Márcio Rodrigues disse:

    Gostaria, assim como os colegas acima de receber as respostas se for possível. Obrigado!

  14. Anônimo disse:

    Vc poderia me enviar o gabarito??? Ficaria muito agradecida. Obg kiaramarinheiro2@hotmail.com

  15. caaaaaaaaarol disse:

    manda o gabarito, por favor
    karol_sea@hotmail.com

  16. Anônimo disse:

    Gostaria de ter acesso ao gabarito, enviem para chirley.cristiane@zipmail.com por gentileza pois as questões são bem interessantes.

  17. Paulo Neves disse:

    Valeu nao preciso do gabarito! hahahahahaha. As respostas estáo nas perguntas – garanto!

  18. Anônimo disse:

    Apreciei bastante as questões! Pode me enviar o gabarito.
    dalcivan@hotmail.com
    Obrigado

  19. bfa disse:

    manda o gabarito aí

  20. Marcos Domingos disse:

    Muito boa e de grande ajuda as questões apresentadas, mas gostaria de pedir se pudesse que enviasse o gabarito ou publicasse.

  21. Eu gostaria de receber o gabarito Obg.
    fabianna.duart@hotmail.com

  22. Gilmar fernandes disse:

    Sou professor de filosofia e o gabarito
    se possível mande pelo e-mail fernandesdecora@hotmail.com

  23. Larissa disse:

    Gostaria do gabarito, por favor mandar para laari.bm@hotmail.com
    Obrigada

  24. Anônimo disse:

    Manda o Gabarito aew, renan_cole08@hotmail,com

  25. José Lucivaldo N. de Lima disse:

    Por caridade mande-me o gabarito.
    lucivaldojlima@yahoo.com.br

  26. Elisa disse:

    por favor, alguem, me enviem o gabaritoooooo!!!

  27. whybson disse:

    me envie o gabarito…

  28. whybson disse:

    me envie o gabarito por e-mail: whybsonhenrik@yahoo.com.br

  29. Jucilene Ferreira disse:

    socorroooooooooooooooooo, preciso do gabarito -jucilene_iasd@hotmail.com

  30. Gisele Reis disse:

    gostaria do gabarito. giseledasilvareis@hotmail.com

  31. Anônimo disse:

    Gostei das perguntas me envie o gabarito iracemajaq@hotmail.com

  32. Anônimo disse:

    Gostaria do gabarito. roneld.saraiva@hotmail.com

  33. Marcos disse:

    Excelentes questões para exercitar as questões da filosofia.

    Se possível enviar o gabarito, agradeço.
    hdmmco@gmail.com

  34. Marcos disse:

    Já encontrado o gabarito…

    valeu

  35. ROSICLEIDE PINTO DE MENDONÇA DIAS disse:

    POR FAVOR O GABARITO

  36. Anônimo disse:

    Manda o gabarito para victor_vvss@hotmail.com , valeu .

  37. Alini Battisti disse:

    Por favor mi mandem o gabarito ali_nibattisti@hotmail.com

  38. Elenirc Albuca disse:

    Ameiiiii!!! e o gabarito???

  39. Elenirc Albuca disse:

    Como meu filho esta estudando para enem…e…gostando das questões..agora..preciso do gabarito..

  40. Ana Clara Bahia disse:

    Boa Noite,
    Maned-me o gabarito, pois sou meio leiga. A prova da minha neta no próximo sábado: dia 18/05/20013.

    Ana Clara

    anabahia2008@gmail.com

    Fico-lhes gratíssima

    71-3011-9354 / 9370-0433

  41. aparecida disse:

    Gostaria dos gabaritos?

  42. zenaide disse:

    Gostaria de receber o Gabarito para o Simulado Filosofia no ENEM – 30 questões.
    Grata

  43. Anônimo disse:

    gostaria do gabarito desses exercícios
    rafaelakijner@yahoo.com.br
    Obrigada

  44. Katia Terlone disse:

    Gostei muito das questões, mas gostaria do gabarito para conferir quantos acertos obtive.
    Obrigada,
    Katia

  45. Emanuely disse:

    Se puder enviar o gabarito luciana.s.13@hotmail.com

  46. Anônimo disse:

    gostaria do gabarito, elienepereira28@hotmail.com

  47. Anônimo disse:

    Gostaria de receber o Gabarito obrigado, eddymonteiro@ymail.com

  48. João Paulo disse:

    me envie o gabarito do 1 ao 22

  49. Sérgio disse:

    Também gostaria que, se possível, enviasse-me o gabarito desse simulado de trinta questões, obrigado!!!

  50. Sérgio disse:

    Se puder, envie para este e-mail: serginhopj13@yahoo.com.br

  51. JERSONILDA disse:

    ADOREI!!!!
    COMO POSSO TER ACESSO AO GABARITO?? VC PODE ENVIAR PRO MEU EMAIL??????

  52. Maria Iiêda Tomaz de Sousa disse:

    BELO TRABALHO! MAS GOSTARIA DE ADQUIRIR SUAS RESPOSTAS.

  53. alvani disse:

    Gostei muito. Como faço para adquirir o gabarito? Me envie por favor.
    Obrigada.

  54. vania disse:

    Por favor me envie o gabarito dessas 30 questões. Gosto muito de aprender filosofia.

  55. Anônimo disse:

    Simulado de enem 30 questões. Gostaria de receber o gabarito. Muito obrigada.

  56. Anônimo disse:

    poderia me enviar o gabarito
    paula.s.v@hotmail.com

  57. Maria Arlete disse:

    envie-me por favor o gabarito

  58. Anônimo disse:

    E o gabarito?

  59. ANA MARIA AZAMBUJA disse:

    gostaria de receber o gabarito

  60. Maria de Fátima Freire disse:

    ADOREI, GOSTARIA DO GABARITO.

  61. Thiago disse:

    gostaria do gabarito.. abrahao.soares@hotmail.com

  62. neilson barboza disse:

    gostaria do gabarito

  63. sol suna ou sunni disse:

    mas……. o gabarito só para simples conferencia ou seja certeza

  64. Tiago disse:

    Boa tarde, gostaria do gabarito tiagoapresotto@gmail.com

  65. gostaria de receber o gabarito do simulado no meu email

  66. Luther Santana disse:

    gostaria de receber o gabarito por favor: luthersantanals@gmail.com

  67. Anônimo disse:

    Gostaria de receber o gabarito das questões de filosofia do simulado, ficarei muito agradecida.
    meu e mail é: gildecypassos@hotmail.com

  68. Amanda disse:

    Como todos que já comentaram, eu tbm necessito do gabarito! Se possível, envie para amanda_aarodrigues@hotmail.com. Grata!

  69. Edilsa de Sousa Soares disse:

    E o gabarito ???

  70. jandira disse:

    Gostaria de receber o abarito, por gentileza alguem pode me enviar? dira.com.jesus@hotmail.com

  71. Hugo disse:

    Gostaria de obter o gabarito dessas questões, se puder enviar para hugo-hitman96@hotmail.com

  72. Taty disse:

    Se tiver como mandar o gabarito para meu e-mail, desde de já agradeço.
    thatypfk@hotmail.com

  73. fabiana carla disse:

    preciso do gabarito da oficina de filosofia,,, excelente questões

  74. fabiana carla disse:

    mande o gabarito para meu e-mail por favor fabianacarla-unica@hotmail.com

  75. Josicleide Firmino de Souza disse:

    ADOREI AS QUESTÕES ,MAS PRECISO DO GABARITO

  76. erika disse:

    preciso do gabarito

  77. Maria Madalena de Jesus Costa disse:

    Essa atividade sobre ética é de + quero o gabarito.

  78. maria lúcia disse:

    por favor me envie o gabarito,adorei. maluciriaco@hotmail.com

  79. crislan disse:

    quero o gabarito, se possível

  80. Elaine disse:

    Gostaria de receber o gabarito do simulado do ENEM, se possível: elainer.dutra@hotmail.com
    Fico grata desde já

  81. Anônimo disse:

    Silvio – gostaria de receber o gabarito. Obrigado. sromerooliver@hotmail.com

  82. Anônimo disse:

    Obséquio encaminhar o gabarito com as respostas. Grato, pedro.elias@univille.br

  83. LEANDRO MANGIA RODRIGUES - IE SARAH KUBITSCHEK disse:

    Gostaria de ter acesso ao gabarito. Peço, por favor, que encaminhe para o meu e-mail (leandromangia@gmail.com). Agradeço antecipadamente. Abs.

  84. mirla disse:

    por favor me manda o gabarito!!
    amei mirlarribeiro@gmail.com

  85. Favor enviar-me o gabarito por e-mail: poeta.doni@yahoo.com.br.

  86. Anônimo disse:

    me envia o gabarito por favor Simonyprofa@gmail.com

  87. Luiz Carlos Pizizi disse:

    também gostaria obter o gabarito, seria possível, por gentileza? pizzilc@uol.com.br

  88. LEONARDO REIS VALADARES disse:

    GABARITO PLEASE. leovaladares17@hotmail.com

  89. Anônimo disse:

    por favor me envia o gabarito professoraleonice2013@hotmail.com

  90. Gabarito por favor, ótima prova richard.cairess@hotmail.com

  91. Gabriella Corrêa disse:

    preciso do gabarito

  92. Monica Bartz disse:

    Parabéns, pode me mandar o gabarito.

  93. Cristiele Gomes disse:

    Gostaria do gabarito? me envie por email Crysgomes.7@hotmail.com ! Obrigada

  94. Anônimo disse:

    Preciso do gabarito.

  95. Nilo Perini disse:

    Gostei da prova. Preciso do gabarito nilo_perini@hotmail.com

  96. olá. Muito bom o blog. Gostaria do Gabarito. Obrigado. alissonlinx@gmail.com

  97. Boa tarde! Parabéns pelas questões, gostaria de receber o gabarito. nany_bolsanelo@hotmail.com

  98. elizeu gama disse:

    ola! as questoes sao otimas! gostaria de receber o gabarito no e-mail: rafael_eli18@hotmail.com. obrigado.

  99. Anônimo disse:

    o material e muito bom gostaria das respostas gabarito obrigado
    castamanrmfilo@gmail,com

  100. Anônimo disse:

    resposta please

  101. robby disse:

    me mande o gabarito das questões acima, por favor.

  102. Vânia Maria Ávila Quintão disse:

    boas questoes mas preciso do gabarito. Me mande por favor email:
    vaniaavilaquintao@yahoo.com.br

  103. JORGE ROBERTO DA SILVA JÚNIOR disse:

    Gostaria do gabarito. Gostei das questões. jrfil@live.com

  104. Isabelle disse:

    Adorei, muito bom! Pode me mandar o gabarito por favor?

  105. Laiane disse:

    o gabarito por favor. laiane-sds@hotmail.com

  106. rayssa cristina aquino dos santos disse:

    por favor manda o gabarito pra o e-mail:

  107. rayssa cristina aquino dos santos disse:

    poderia mandar o gabarito das questões por favor para e-mail: rayssa.cristina17@hotmail.com

  108. Avelino Luz disse:

    questões boas. por favor manda o gabarito para o email – avelino49@yahoo.com.br

  109. Ana Lúcia Bernardo Gomes disse:

    GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO

  110. Anônimo disse:

    Ola é possivel enviar o gabarito?
    carolgsp.enf@gmail.com

  111. Anônimo disse:

    Deixa o gabarito no meu email: joaoguilhermechaves@hotmail.com

  112. Cakau disse:

    Poderia, por favor, deixar o gabarito no meu e-mail? cakaurdl@bol.com.br , agradecida.

  113. Anônimo disse:

    mande o gabarito pfv viniciusribeirob@hotmail.com

  114. Anônimo disse:

    poderia mandar o gabarito das questões por favor para e-mail: marcelobretas@hotmail.com

  115. poderia mandar o gabarito das questões por favor para e-mail:

  116. poderia mandar o gabarito das questões por favor para e-mail:
    marcelobretas@hotmail.com

  117. Boa demais essas questões!!! Pode me enviar o gabarito oficial, favor!
    pgivaldo@ig.com.br

  118. Anônimo disse:

    Excelente material. Gostaria de receber o gabarito, por favor. leoricfernandes@hotmail.com

  119. milena disse:

    Por favor mande o gabarito: katiamilenapedagoga@gmail.com

  120. Matheus Barros disse:

    Gostaria do gabarito, mande por favor. matheusbarrosfla@gmail.com

  121. Maritania disse:

    Gabarito para zenite73@hotmail.com

  122. Anônimo disse:

    gostaria de ver o gabarito das perguntas

  123. Anônimo disse:

    Olá, excelentes questões, por favor, gostaria de receber o gabarito das questões de filosofia do simulado, ficarei muito agradecido. sempretavare@hotmail.com

  124. Malu Aquino disse:

    Ótimas questões, ma se tivesse o gabarito ajudaria, né…

  125. tatiane disse:

    preciso do gabarito por favor

  126. Maila disse:

    gostaria do gabarito djeleite@hotmail.com obrigada

  127. Marcio Cabral Neves disse:

    Preciso do Gabarito! nevesedu26@hotmail.com Obrigado pela atenção.

  128. jucileide oliveira disse:

    Amei as questões,sou professor de filosofia mande-me o gabarito para o e-mail (jucileide-jn1@hotmail.com)

  129. Rubens disse:

    Sou professor de filosofia e história do ensino médio e fundamental, mande-me o gabarito para o e-mail (rubensjsjunior@hotmail.com)

  130. ricardo disse:

    Ola gostaria do gabarito…favor mandar para custodiorcm@hotmail.com

  131. Valdeir Barbosa disse:

    Por favor gostaria de receber o gabarito,obrigada.

  132. Gabriel disse:

    manda o gabarito pro meu email gabriel1996hp@hotmail.com

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