Para que estudar filosofia, afinal?

Muitas vezes a pergunta sobre o objetivo da filosofia já foi feita e respondida. Algumas respostas são boas: é o caso da resposta de Paulo Ghiraldelli Jr., que afirma que a filosofia tem o objetivo de desbanalizar o banal – o que quer dizer que a tarefa da filosofia é mostrar que tudo que achamos muito simples e evidente no mundo é, na verdade, muito surpreendente, e que nossa apatia diante da existência não é mais que um estado de infeliz sonolência da qual a atividade filosófica nos desperta. 

Outras respostas são idiotas: é o caso de quem afirma que a filosofia tem valor por si mesma, que é uma atividade sem finalidade imediata, e que é a única disciplina que prescinde de justificação. Esse tipo de resposta à pergunta sobre o objetivo da filosofia é má porque quem afirma isso não sabe o que é filosofia, mas finge saber. E se é um professor quem diz que a filosofia reserva-se o direito de não ter objetivo, tanto pior, pois só demonstra que, além de não saber os fundamentos do que leciona, dedica sua vida a uma atividade que acredita não ter sentido. Um sujeito que trabalha numa profissão em que não vê sentido é um idiota.

Para responder à pergunta do título, é necessário compreender, em primeiro lugar, que a filosofia tem um objetivo. O objetivo mais imediato da filosofia é o mesmo objetivo último de todas as ciências teóricas: ordenar o conjunto de percepções subjetivas e intersubjetivas a respeito da realidade.

Adoto aqui a palavra “ciência” no sentido mais lato. Assim, a filosofia é uma ciência, assim como a física, a sociologia, a psicologia e até a astrologia. Note que utilizo o objetivo das ciências teóricas como componente da sua definição: todas as ciências teóricas têm o objetivo de ordenar a realidade.

A filosofia também. O que os filósofos fizeram e fazem é tentar, cada um a seu modo, ordenar a realidade. (Por isso, a partir do significado da palavra κόσμος , Cosmos”, que significa “ordem”, toda filosofia, assim como toda ciência teórica, é uma cosmologia). Os filósofos procuram uma ordenação da realidade adequada aos conceitos que possuem; se os conceitos, especialmente os conceitos a priori, são dinâmicos e mudam de lugar para lugar, de língua para língua, de geração para geração, então é óbvio que os filósofos sempre estão procurando por uma nova organização conceitual que signifique uma ordenação mais coerente e mais plausível.

Para buscar essa ordenação, os filósofos sempre partem da configuração conceitual dos filósofos anteriores, desde Sócrates, Platão e Aristóteles até os filósofos do século XXI. Por isso, a linhagem da filosofia é ininterrupta desde seu início, e podemos dizer que os filósofos de hoje são, de fato, herdeiros intelectuais do trabalho de Sócrates; os filósofos estudam a história da filosofia justamente para que, por meio da conexão com os filósofos do passado, não encontrem soluções que já foram descobertas e rejeitadas sobre os problemas que abordam. Os filósofos reconhecem claramente que o tipo de problema com o qual lidam é o mesmo desde que Sócrates discutia com seus concidadãos no século V a.C. O tipo de problema que a filosofia tenta responder é sempre conceitual.

Nisso, a filosofia se diferencia das outras ciências teóricas. A física não investiga conceitos, mas fenômenos, assim como a sociologia investiga fatos ou interações sociais, a psicologia investiga a psique humana, e a astrologia investiga as relações geométricas de uma configuração de um mapa astral. Nenhuma outra ciência investiga os conceitos.

Estudar filosofia, então, tem uma finalidade clara: alguém estuda filosofia para compreender melhor os conceitos que usa para que, finalmente, possa colocar o mundo em ordem. “Colocar o mundo em ordem” pode ser interpretado em mais de um sentido: você pode decidir que “colocar o mundo em ordem” significa agir politicamente; pode, por outro lado, decidir que “colocar o mundo em ordem” significa organizar seu mundo subjetivo, seus pensamentos, suas emoções; pode, ainda, decidir que significa  compreender como e por que você pensa como pensa, sente como sente…

De qualquer modo, antes de você pensar que basta ler um livro de filosofia para conseguir colocar o mundo em ordem por meio do estudo dos conceitos, saiba que a filosofia não é uma atividade do tipo pague-leve, satisfação garantida ou seu dinheiro de volta. Para começar a fazer filosofia, para fazer filosofia com uma mínima competência, é necessário muito estudo. Anos de estudo. A vantagem é que você não tem que fazer uma faculdade, um curso, nem entrar em nenhuma seita religiosa ou gastar rios de dinheiro com terapia: você só depende de si mesmo, de seu tempo, de seu esforço e, talvez, da boa vontade de um professor que possa lhe ajudar.

About these ads
Esse post foi publicado em Questão 01: O que é a filosofia?. Bookmark o link permanente.

30 respostas para Para que estudar filosofia, afinal?

  1. Darylene disse:

    A filosofia não é apenas uma matéria qualquer, mas é uma explicação sobre a vida , que nos revelam conceitos importantes e que depende somente do ponto de vista de cada um ,além de nos ajudar a entender e a compreender as coisas a nossa volta.E é a partir dela que podemos ter conhecimento das outras coisas,e saber a origem do que nos cerca, em fim ela é essencial para a explicação de tudo que temos curiosidade em saber.

  2. cintia disse:

    nesse ponto de vista, a filosofia é uma materia utilitária. ela nos dá uma explicação clara.para poder saber o que é filosofia temos que saber quem a criou,qual ano que ela começou a existir.
    saber mais coisas sobre ela é uma coisa muito importante para nossa vida. assim nosso nome vai crescendo e crescendo com o aprendizado que aprendemos ao respeito dela.

  3. Mayara disse:

    A filosofia procura explicar as coisas de uma forma meio que diferente das outras ciências, que tem uma utilidade a curto prazo. A filosofia pode ser uma fonte de conhecimento que pode nos ensinar muito e fazer com que busquemos saber o “por que?” das coisas. Para que posamos conhecer melhor as coisas que nos cercam.

  4. gabriella disse:

    a filosofia já diz…amigo e sabedoria…ela não é uma ciência …mais ela busca o saber das coisas:como por exemplo:o universo,o ser humano, a natureza.tudo o que nos rodeia ela busca fontes do porque existe, a verdade ,o tempo,o espaço,e além de tudo isso ela busca reflexões sobre a ética,polica,metafisicas e epistemologicas…a filosofia ela sempre investiga e questiona o saber das ”coisas””….para mais informações acesse este email:gabyzinha_recreio@hotmail.com

  5. Zulmira disse:

    A Filosofia pra mim é como as outras matérias e ate mais importante , pois estuda a ciência humana , os pensamentos humanos , que provia das dúvidas é muito complicada de entender do que qualquer outra matéria , a filosofia é um estudo concreto da mente humana , cada pessoa tem seu modo de pensar , agir , falar, e é exatamente isso que a filosofia estuda , o modo que cada pessoa vê “a grama do vizinho” , e é com base nesses conceitos que eu acho e sempre achei que a filosofia estuda a mente humana , o modo que cada pessoa pensa no dia da manhã , e é por isso que eu vou ser uma grande psicóloga , porque eu gosto de estudar a mente do ser humano , eu acho que a filosofia e a psicologia tem coisas em comum , como : estudar o pensamento do ser Humano. Beijos Papai Gilberd .

  6. Dália disse:

    A ciência estuda o corpo humano em geral , a filosofia a mente humana , no modo em que procura explicar uma forma do pensamento humano . Ela é bem diferente de todas as outras matérias que fala de coisas já comprovadas , a filosofia diferencia em cada modo de pensar e entender.
    Bem resumido , ” meia palavra para um bom entende dor basta. ”

  7. LUcas disse:

    A Filosofia deve ser estudada pois eh um grande, avanço para varias curiosidades. E em bora muitos penssem q naum serve de nada é uma materia essencial pois é o bersso de todas as ciencias. é como se a filosofia fosse a materia mais curiosa do mundo e q estuda tudo afim de intender u ser humano.

  8. anonimo disse:

    eu axo q a filosofia e uma materia importante pois nos ensina a pensar e refletir sobre varios assuntoss !!!!!

  9. Anônimo disse:

    eu tambem acho que a filosofia e o estudo da mente humana

  10. Márcio Nannini disse:

    A filosofia complementa as demais disciplinas e cursos, a partir do momento que nos faz questionar sobre o mundo e assim nos dar mais certezas e incertezas sobre os conceitos e fatos.

  11. ANTUMANE FUNDE disse:

    FILOSOFIA E UMA CIENCIA Q ESTUDA TODA VERDADE(DEUS,HOMEM E MUNDO)….

  12. maria disse:

    búúúúúúúa Não gosto de filosofia :(

  13. Mariana Souza disse:

    Filosofia também existe pra confundir a cabeça dos fracos!

  14. marilene disse:

    e uma materia muito boa pois nos ajuda a pensar e reflitir melhor!!!!

  15. carine disse:

    amo a filosofia,muito bom esse site!!

  16. Elenir Cardoso Figueiredo disse:

    A Filosofia abre os horizontes e nos guia para uma verdade que transcende todas as verdades da ciência. A verdade de nossa existência, a força que nos move para uma busca infinita.

  17. ISABEL disse:

    maneiro :-D

  18. misael disse:

    a filosofia nos possibilita um pensar crítico reflexivo sobre a realidade que nos cerca. permitindo lançarmos um olhar para além das aparência corruptivel.

  19. CAPIONGO (PATRICIO) disse:

    a filosofia é a busca constante da verdade.

  20. Se a filosofia é tão importante, porque não se ensina desde a infância? Porque ela não está presente em todas as séries, afinal em todos os anos é necessário refletir. Gostaria de te perguntar: Você acha que se a filosofia fosse matéria obrigatória em todos os anos escolares haveria menos músicas como “ai se eu te pego”, eu quero tchu e tcha, o tiririca seria eleito? Aguardo ansiosamente pela resposta!
    Ângela

  21. Oi Angela, talvez a filosofia na escola possa ser uma ferramenta que facilite a crítica moral, estética, política… Mas penso que acabar com os tchu-tcha da vida é impossível: sempre houve, na história, a cultura popular, de fácil produção e que apela para a sexualidade escancarada e para o gracejo grosseiro. Nem todos querem se educar para poder apreciar formas mais complexas de cultura, porque essa auto-educação é difícil e não traz prazer imediato.

  22. iracema disse:

    para mim a filosofia está dentro de todas as pessoas ,mas muitos não sentem vontade de conhecer a filosofia que mora nele próprio e assim
    despreza o conhecimento, mas cada pessoa já pensou e refletiu um pouco sobre suas ações e viram que saber,aprender,errar,faz parte da vida e que na tentativa de não errar mais recorrem para filosofar e refletir sobre suas ações e pensamentos muitas vezes as pessoas mudam seu jeito de ser por cousa de cinco minutos de reflexão ou menos,ou mais vai de cada um…

  23. Roberta disse:

    Para adquirimos conhecimentos sobre a vida , nos ajudar a refletir, a amar o próximo e nos revelam conceitos importante da nova existência.. Filosofia é a materia mais importante , é como se fosse todas materias em uma só, pois filosofia tem que pensar, buscar conhecimentos como qualquer outra.

  24. Anônimo disse:

    estudar filosofia é muinto interessante. pois nos ajuda a saber: penssar, expor idéias, tirar dúvidas e comentar; apesar de ser complexa, e confúndivel.é bastante ideal e aproveitador o seu aprofundamento para quem tem puço forte.

  25. silvia maria disse:

    No livro “Admiravel Mundo Novo” de Aldus Ruxley escrito no século XIX o autor já apresenta uma sociedade futurista uma cidade cientificamente e “engenhosamente” planejada. O que interfere o comportamento é se desde o útero ele for indesejado, se a situação dos pais for insatifeita, se a mãe sentir medo, trará consequencias que só especilistas podem explicar. Todos somos inteligentes nunca podemos nos acomodar, não é a Bíblia, Dicionarios e Enciclopédias, nem muito menos a “vida material” a dona da verdade, se voce nao pode ajudar nao atrapalhe. O comportamento humano é instintivo há os reflexos naturais, mas existe tamabém os condicionados… Há mais segredo entre os céus e a Terra do que nos diz nossa vã filosofia…

  26. jussara livany disse:

    e mto complicado…..

  27. Anônimo disse:

    muito boa esse texto. adorei………. xau

  28. manuel ferreira junior disse:

    eu gosto muito da filosofia porque ele explicanos como viver na sociedade homana,para mi afilosofia e saber conhecer que tudo que rodeia em volta do homen.isso quer dizer que saber pensar de mente aberta para captar os fenomenos e interpreta-los….laton-m foi q comentou esta pasagina.

  29. lucas disse:

    a filofia é tudo pramim ela me encina a viver na sociedade melhor

  30. Anônimo disse:

    Faltou ensinar a escrever… para algumas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s